nathanpa

cada dia um pouco mais inteligente menos burro

Produção de conteúdo: vantagens em qualquer nicho

Muitos negócios e pessoas ainda não se adaptaram com as novas formas de marketing que foram criadas com a possibilidade do digital. Nesse sentido, antigamente apenas formas físicas de marketing eram utilizadas e não dava para metrificar quase nada, sendo quase que um tiro no escuro. Hoje em dia, uma nova modalidade de marketing surgiu, sendo totalmente embasada pela produção de conteúdo.

Produção de conteúdo

Acima de tudo, a existência do Inbound Marketing (marketing de atração) permite que o seu potencial cliente te procure devido a um problema que ele quer resolver que tenha a ver com seu nicho. Depois de você conseguir resolver esse problema através de produção de conteúdo útil, quem consumiu ele pode continuar acompanhando sua empresa até que eventualmente venha a comprar.

Ao mesmo tempo, a questão é que nem todos negócios acham que a produção de conteúdo é essencial para conseguir clientes, muitos pensam que o negócio é pequeno demais e outros acham que não vão trazer tanto cliente quanto qualquer forma de mídia tradicional. Mas o inbound marketing alinhado com o marketing de conteúdo já se provou eficaz quando feito da maneira correta e além de trazer clientes também fornece outras vantagens ao negócio. Vamos ver algumas delas?

Criar autoridade

A criação de autoridade através da criação de conteúdo se dá através de um ciclo:

1 – A pessoa tem uma dúvida sobre seu nicho e tira ela com seu conteúdo;

2 – Se o conteúdo for de qualidade e sempre resolver a dor dela, ela voltará sempre;

3 – Sempre que alguém tiver uma dúvida similar, ela vai te indicar;

4 – Com muitas pessoas tirando suas dúvidas com seu conteúdo, você se tornou autoridade.

Contudo, nesse ciclo temos várias coisas positivas para se analisar: primeiro, a pessoa vai sempre te procurar se seu conteúdo for de qualidade e segundo, ela vai espalhar seu conteúdo de graça. Assim, não é por acaso que a melhor publicidade é o seu próprio consumidor: ela é de graça e tem uma qualidade imensurável.

Então, se você quiser ser autoridade no seu nicho, a forma mais simples é começando a produzir conteúdo útil sobre ele. No início as interações serão quase nulas, mas quanto mais conteúdo útil e de qualidade se criar, maior a autoridade criada. Inclusive esse conteúdo que você está lendo é uma maneira de criar autoridade. A questão é: o que você está esperando para começar?

Senso de reciprocidade

No livro As Armas da Persuasão, onde são expostos, analisados e explicados 6 gatilhos mentais voltados para persuasão, é mostrado um gatilho chamado de reciprocidade. Esse gatilho é bem simples e não foi o Robert Cialdini que criou ele, na verdade existem registros bem antigos da existência nele no livro mais famoso do mundo:

“(…) e recordar as palavras do Senhor Jesus, que disse: Mais bem-aventurada coisa é dar do que receber.”

Atos 20:35

Então é isso que o gatilho diz: para receber primeiro você tem que dar. Do mesmo modo, quando você resolve alguma coisa de um potencial cliente seu através de conteúdo, você está dando algo sem cobrar nada a ele. O senso de reciprocidade vai pairar na cabeça dessa pessoa e ele tem mais facilidade de comprar algo que você esteja vendendo no futuro.

Criação de relacionamento

A criação de conteúdo pode gerar algumas ações da parte de quem é leitor: curtidas, comentários, salvamentos e compartilhamento. Dentre todos os tipos de engajamentos, o comentário não é o mais valorizado pelos algoritmos, mas possui uma característica especial: a possibilidade de criar uma conversa.

Quando alguém comenta algo que você cria, ela está expondo a opinião dela e gerando a possibilidade de conversar. Com essa conversa você pode começar a se relacionar com seu leitor e verificar as dores dele, tendo mais facilidade em entender seu potencial cliente e melhorar seu produto/serviço. Você acha que conseguiria ter a facilidade de falar com algum consumidor caso só mostrasse seu produto?

Educar o potencial cliente sobre seu produto/serviço

Um dos tipos de conteúdo para se criar é aquele que fala do seu produto, ele é normalmente indicado pra quando o consumidor já conhece um pouco da sua proposta e já pensa em resolver o problema dele com uma solução similar a sua. É nesse momento que você pode expor como funciona o seu produto/serviço e começar um processo de educação sobre ele.

Não é segredo que as pessoas normalmente compram o que conhecem, e se elas não te conhecem, através do conteúdo você pode quebrar essa objeção. Fale do seu produto, dos benefícios, do que o consumidor pode ganhar caso vire seu cliente e através da reação, verifique se é a hora de fazer uma proposta. A proposta tem que vir no momento em que o potencial cliente está realmente considerando comprar de você.

E você? Já começou a produzir conteúdo para o seu negócio? Se não, você está perdendo tempo!

[rock-convert-cta id=”702″]

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *