nathanpa

cada dia um pouco mais inteligente menos burro

Clientes: o número ideal

Há uma visão geral de mercado que mostra que um prestador de serviço com muitos clientes é o melhor. Mas se eu te disser que esse pensamento é muito errado? Por isso, existe um número de clientes ideal.

Primeiramente, quando eu consegui meu primeiro cliente de tráfego, eu almejava ter 10, 15, 20 clientes..

Eu até consegui bater essa meta, mas eu não poderia estar mais errado achando que esse é o número ideal.

Ainda assim, eu vejo sempre pessoas que se posicionam como produtores de conteúdo voltados para marketing digital se vangloriarem de algumas coisas:

  • Gerenciar milhões em tráfego
  • Faturar milhões
  • Participar de lançamentos
  • Ter muitos clientes

Só que na minha visão não é isso que faz um profissional de tráfego ser bom. E, vou te mostrar porque, passando em cada ponto descrito.

Porque números não definem prestador de serviço

Um gestor de tráfego, por exemplo, trabalha com números, mas não são seus números que fazem ele ser de alto nível.

Gerenciar milhões

O gerenciamento de milhões de reais não tem a ver com o prestador e sim com a empresa, pois é ela que paga. É possível existir um caminho onde alguém chegou a utilizar uma conta que investisse milhões, mas não gerou resultado.

Pode ser que valores investidos mostrem uma grande responsabilidade para quem faz os anúncios, mas, se não tiver atrelado a um bom retorno de investimento e resultados de acordo com as campanhas feitas, isso não quer dizer nada.

O que importa são os resultados.

Faturar milhões

Antes de mais nada, vou precisar entrar em algumas questões contábeis.

Então, imagine um cenário onde se investe 2 milhões para uma campanha.

Depois de finalizada, foi visto que o faturamento da campanha foi de 2 milhões e 100 mil reais.

Calculando o ROI: (2,1 – 2)/2 = 0,05x

Em uma visão geral, é um ROI baixo.

Mas, mesmo assim, quem fez essa campanha faturou milhões.

No final, o que vai valer mesmo no momento de criar autoridade, é o ROI e o lucro liquido.

O lucro liquido representa o faturamento menos todos os custos. Ele é que realmente é o valor que vai entrar no bolso do anunciante.

Então, não acredite em quem diz que fatura milhões, peça para ver o lucro liquido.

Lançamentos grandes

Eu já participei de alguns bons lançamentos. Já gerou um bom faturamento (e também um bom lucro liquido), mas eu fui um mero coadjuvante na história.

A não ser que o lançamento seja do próprio ´profissional, como acontece muito com o Pedro Sobral e com o Tiago Tessmann, não veja isso como uma autoridade.

Normalmente, gestores de tráfego só direcionam pessoas que já tem interesse no nicho ou no expert para o ambiente do lançamento, ele é parte da equipe e não o principal responsável por um (in)sucesso de um lançamento.

Prestadores de serviço são meros coadjuvantes em lançamentos de terceiros.

Quantidade de clientes

Eu já vi pessoas que disseram que tinham mais de 40 clientes simultaneamente.

Sabe porque isso é um absurdo? Porque todo mundo é ser humano.

A não ser que você gerencie da pior maneira possível essas contas ou seja um super humano, não faz sentido ter esse monte de clientes.

Por experiência própria, o meu período menos produtivo era quando atendia muitos clientes simultâneos.

Eu entregava menos do que o esperado, não dava a atenção necessária e estava sempre perdido.

Esquecia de subir campanhas e muitas vezes, quando subia, não fazia da melhor maneira. As otimizações atrasavam e não conseguia analisar tudo o que gostaria.

Além disso, vivia sobrecarregado e estressado.

Não era saudável.

Então, o que define um bom prestador de serviço?

Atualmente, existe uma cultura em empresas de sucesso em relação a suas contratações. Nessa linha, eles não se importam muito com as habilidades técnicas de um profissional, pois isso eles podem facilmente ensinar para profissionais capacitados.

O primeiro ingrediente para os profissionais com características promissoras é caráter. Isso é a base de todo bom profissional.

Outras características similares, chamadas de hard skills, também são importantes na construção de bons profissionais.

Eu considero algumas habilidades essenciais para ter sucesso no longo prazo:

  • Vontade de aprender
  • Pensamento de longo prazo
  • Consistência
  • Convexidade
  • Resiliência
  • Proatividade
  • Visão estratégica
  • Organização
  • Entender seu lugar
  • Mãos à obra

Todas essas habilidades estão descritas e com instruções para obtê-las no EBOOK GRATUITO que você pode baixar clicando abaixo.
[rock-convert-cta id=”899″]

Habilidades complementares

Um questionamento também que sempre surge são conhecimentos para um gestor de tráfego obter depois de dominar o framework do tráfego e as ferramentas mais comuns, como o Facebook e Google Ads.

Abaixo, algumas habilidades que considero complementares a longo prazo. Lembrando que elas só serão úteis caso você já domine muito bem o tráfego.

Princípios do design

Os princípios do Design completam as habilidades de um gestor de tráfego pois são interligados com um dos núcleos do tráfego: Criativos.

Criativos são uma das maneiras mais baratas e efetivas de se otimizar uma campanha. E entender de Design vai fazer você julgar se está utilizando bons criativos nas campanhas.

Mas, quais são esses príncipios?

Alinhamento: Para os principais elementos de uma imagem, utilize uma só posição de alinhamento: esquerda, centro ou direita. Imagens desalinhadas não são agradáveis.

Contraste: O contraste ajuda a destacar elementos importantes em uma imagem. Lembrando que se você destacar tudo, nada vai ficar destacado. Utilize o contraste apenas no que for importante.

Proximidade: Elementos que fazem sentido juntos devem ficar próximos. Não deixe coisas que se completam distantes.

Repetição: A repetição é o que define uma marca, sempre repita cores, fontes, elementos e outros detalhes para ter uma marca registrada. Se não utilizar uma padrão, não terá identidade visual.

Copywriting

A copy é um dos principais pilares do marketing digital e está totalmente ligado a conversão, que é um dos principais objetivos de um gestor de tráfego.

Uma boa copy aplicada a anúncios, landing pages e conteúdos distribuídos pode aumentar o nível de resultados para uma campanha.

Um gestor de tráfego que entende de copy pode opinar sobre os anúncios que faz e também dar feedbacks valiosos que podem conseguir aumentar os resultados.

Gestão estratégica

Antes de mais nada, a gestão estratégica se baseia em entender o modelo de negócio de onde você trabalha. Quando se entende, pode-se entender o lugar onde se estar em toda hierarquia.

Ainda mais, é possível entender o papel das campanhas em toda estratégia da empresa. Assim, é possível criar campanhas assertivas e que vão estar alinhadas com os objetivos da empresa.

Gestão de pessoas

Ninguém, no mercado de trabalho, quer gerenciar pessoas. As pessoas querem ser gerenciadas. Isso mostra que essa habilidade é algo extremamente rara no mercado.

Então, se um gestor de tráfego mostra uma capacidade acima da média de realizar essa tarefa, isso gera destaque em sua função. A possibilidade de ganhar mais e um papel de liderança acaba sendo mais real, com essa habilidade de gestão de pessoas.

Afinal, qual o número ideal de clientes?

Por fim, o número ideal de clientes é aquele que você consiga entregar os melhores resultados possíveis sem se sobrecarregar e preservando sua saúde mental.

Então, não adianta ter muitos clientes se não entrega um bom resultado para eles e também não adianta entregar um bom resultado para muitos clientes se você não preserva a saúde mental.

E se eu não tiver nenhum cliente?

Eu te convido a conhecer o guia completo de tráfego para delivery, onde você vai aprender a conquistar clientes e trabalhar da melhor maneira em um dos nichos mais promissores do mercado.

[rock-convert-cta id=”1881″]

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *