nathanpa

cada dia um pouco mais inteligente menos burro

Google Ads: 2 campanhas essenciais para criar

Como já falei anteriormente, a utilização do Google Ads se dá quando o seu público tem a intenção de encontrar você ou seu nicho, sendo necessário para quase toda empresa em que vende um serviço ou produto. Em algumas empresas ele vai ser necessário já no início, pois elas tem como maioria as pessoas que estão sempre procurando por soluções específicas.

Um bom exemplo de um negócio que sempre falo que é essencial que use Google Ads no início é o de encanadores, pois é um serviço que só é necessário quando acontece alguma coisa. É quase que impossível vender um serviço de encanação em uma plataforma de atenção como o Facebook Ads, pois você não vai contratar caso não esteja precisando.

Independente do nicho ou negócio, em algum momento será necessário utilizar o Google Ads juntamente com o Facebook Ads, pois normalmente o público de quase todos os negócios utilizam ambas as plataformas. Existem imensas maneiras de fazer campanhas no Google, mas existem aquelas que são essenciais e que devem ser prioridade para que se tenha o mínimo de bons resultados.

O Google Ads

Quando se utiliza o Google Ads, pode-se anunciar nessas redes:

  • Rede de pesquisa (buscador Google)
  • YouTube (pesquisa e vídeos)
  • Rede de display (sites parceiros)

Google Ads

Acima de tudo, a rede de pesquisa é uma ferramenta totalmente de intenção, os anúncios vão aparecer para pessoas que estão buscando as palavras chave que você seleciona no momento de criação. Existem várias outras possibilidades, mas falando de modo geral, a ideia é aparecer para quem está te procurando.

Já no YouTube existem três vertentes gerais: uma que funciona da mesma maneira da rede de pesquisa, onde o usuário busca um vídeo e aparece um anuncio pra ele, uma onde o usuário está vendo um vídeo e ao lado aparece um anúncio e outra onde o anúncio aparece durante o vídeo.

A rede de display é disposta de vários sites parceiros onde são fornecidos espaços estratégicos para os anunciantes do Google. São anúncios de vários tipos que aparecem nos sites, sendo os mais comuns fotos estáticas e GIFs.

Agora que já conhece todos os posicionamentos possíveis no Google, tá na hora de conhecer duas campanhas essenciais para quem anuncia em Google.

Nome da empresa

Quando se usa o nome do negócio como palavra chave, você está, de toda forma, aparecendo em primeiro lugar na busca. Isso mostra que você se importa com o público, facilitando o processo de ser encontrado e também vai garantir que seu negócio que vai ser achado de toda forma quando pesquisado.

Outra coisa é garantir que seus concorrentes não vão ranquear com o seu nome, considerando que você também está comprando ele e quem está competindo não vai pagar muito por ele. Segundo o Google, em breve essa possibilidade de comprar o nome dos concorrentes vai ser proibido, mas por enquanto ainda é possível.

Essa campanha deve ser continua e deve utilizar palavras chave de várias categorias para se certificar que realmente o site vai ser encontrado. Caso fosse utilizar o nome do meu projeto Cerveja e Tráfego, utilizaria esses conjuntos de palavra chave:

  • +cerveja +e +tráfego
  • [cerveja e tráfego]
  • “cerveja e tráfego”

Esses termos na mesma campanha ficariam responsáveis de aparecer em primeiro lugar quando o nome do meu projeto fosse pesquisado.

Conteúdos com mais resultados

Antes de entrar nesse tipo de campanha, é necessário falar um pouco sobre benchmarking de conteúdos orgânicos, que é como você vai saber quais são os conteúdos de mais resultado dentro da sua linha editorial. O passo a passo para comparar conteúdos:

  • Criar uma planilha
  • Identificar conteúdos
  • Colocar métricas de cada um para um mesmo período de análise
  • Separar conteúdos por etapa de funil

Depois de fazer isso e colocar as métricas corretas de análise, você pode identificar quais conteúdos são melhores e com isso, criar campanhas para que mais pessoas vejam esses conteúdos.

Independente da verba, é bom ter ao menos um conteúdo de ótimo resultado na campanha. O objetivo é sempre encher o topo do funil. Separei em dois posicionamentos diferentes.

Vídeos

Normalmente vídeos estão no YouTube, e as campanhas também. Considerando que o objetivo é apenas aumentar a audiência, pode-se utilizar campanhas In stream true view for action e ad discovery.

True view for action

Esse tipo de campanha é aquele em que os anúncios aparecem antes dos vídeos e depois de 5 segundos podem ser pulados. O objetivo aqui é divulgar o conteúdo com um criativo chamativo e que realmente chame a atenção do público nos 5 segundos antes de ser pulado. Pode-se testar o próprio vídeo como anúncio, mas normalmente o timing do início não é legal para esse tipo de campanha. A chamada de ação será chamando para o conteúdo através do link do vídeo.

Ad discovery

Os anúncios de Ad Discovery funcionam de forma similar aos da rede de pesquisa, só que se encontram no YouTube. Então sempre que pesquisarem sobre um tema específico, seu vídeo vai aparecer em primeiro lugar na busca.

Esse tipo de estratégia é interessante pois as pessoas mais leigas já vão direto no seu vídeo, considerando que ele ranqueou em primeiro lugar. E assim vai gerar mais visualizações e interações no seu conteúdo.

Lembrando que esse tipo de campanha são para os melhores conteúdos, não adianta impulsionar algo que não teve tanto resultado no orgânico.

Artigos

Para artigos, é interessante utilizar a rede de pesquisa do Google, um criativo bem atrativo, um conjunto de palavras chave certeiras com seu nicho e o link do artigo. Esse tipo de anúncio é interessante para blogs em sites próprios. Para artigos em plataformas próprias como LinkedIn, Facebook ou Medium, eu não recomendo utilizar a rede de pesquisa do Google.

Lembre-se, utilize sempre para os artigos com melhores resultados orgânicos. No caso do artigo em blog, são artigos com mais interações, mais tempo em página e comentários. Se você produz artigos, assim como eu, sempre faça o planilhamento das métricas de cada um para identificar os melhores.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *