Vendo alguns vídeos no YouTube recentemente, percebi algo engraçado.
Com certeza você deve saber, mas existe um gráfico na barra de progressão do vídeo que mostra os momentos que o vídeo teve mais visualizações/repetições. Com esses gráficos é possível observar quais momentos do vídeo são mais “importantes” de acordo com a visão da audiência do YouTube.
Por exemplo, no vídeo abaixo – que é um show, temos 3 grande picos de mais visualizações:

- O primeiro (14:10) é a volta (direto para a música Dani California) de quando o vídeo é interrompido por uma tela preta, provavelmente por questões de direitos autorais.
- O segundo (54:18) é uma super performance de guitarra do guitarrista John Frusciante na música “Emit Remmus”
- O terceiro (1:20:47) é o solo de Californication, mais uma grande performance de John
Um ponto interessante é que se analisarmos os picos menores, teremos o John Frusciante como destaque em solos e cantando músicas sozinho.
Analisando a audiência no YouTube
Como sou fã do Red Hot Chili Peppers, tenho contexto em relação a essa análise que farei agora, mas acredito que até um leigo consiga ver esses pontos:
- A maioria das visualizações do vídeo (principalmente as repetidas) tiveram como objetivo a performance do guitarrista
- O pico de repetições junta tanto pessoas que não são fãs quanto as fãs, considerando que é um momento que há uma falha no vídeo e ninguém quer ficar em uma tela preta
- Os vales normalmente são a transição entre as músicas, tendo como o maior a intro de Californication (Boring para a maioria das pessoas)
Agora a parte que eu tenho contexto por gostar da banda:
- De todos os diferenciais da banda, acredito que o maior destaque é a criatividade do guitarrista que criou os maiores sucessos dela
- Muitas pessoas viraram fãs do RHCP devido a John Frusciante (não é meu caso, rs)
- Os solos dele ao vivo nessa época de ouro – quando o Stadium Arcadium saiu -, são vistos como obras de arte
Olha quanta informação podemos tirar com um gráfico de picos e vales, uma análise do vídeo e um pequeno contexto em relação ao conteúdo.
E o legal é que dá pra aplicar isso pra qualquer assunto que você goste!
Mas essa ainda não é a melhor parte..
Alguns vídeos e suas particularidades
Não sei se você já percebeu, mas, há algum tempo, o YouTube permite que você destaque partes dos vídeos que você gostou e coloque a minutagem como um link.
Nesse exemplo aqui, nosso amigo destacou um momento que John (O guitarrista passado e atual) e Josh (O guitarrista responsável pelos albuns de 2011 e 2016) tocaram juntos:

E voltando ao gráfico: existe um pequeno pico de acessos nesse momento, mas nada demais. Ou seja: não é relevante para a audiência.
Porém, quero falar de outros tipos de vídeo.
Esse momento é um destaque plantado?
O vídeo da imagem mais abaixo, tem o seguinte comentário como destaque:

Esse comentário aponta o momento 31:55 como uma parte do vídeo que o usuário gostou e argumenta o porquê de ter gostado tanto do momento.
E, olhando o vídeo, temos esse comportamento no gráfico:

Os arredores do momento apontado no comentário é também o mais visto e repetido do vídeo, como se fosse um direcionamento: olhe aqui!
A questão é: olhando a estrutura de um vídeo de 36 minutos, será que esse momento é o mais valioso no geral ou tem mais acessos porque as pessoas querem um direcionamento para o consumo de conteúdo?
Fica aqui a pergunta filosófica: será que o comentário destacou algo que teria audiência de toda forma ou o momento teve audiência porque o comentário destacou?
Quem veio primeiro? O comentário ou a importância do trecho? O ovo ou a galinha?
Um insight sobre a audiência do YouTube?
Sem muita certeza e fatos, pode-se observar, que caso a hipótese esteja correta, o grande público prefere ser direcionado para momentos específicos, mesmo que não sejam os mais importantes porque isso “poupa tempo”.
E quem tem tempo hoje em dia?
Essa visão – que é bem básica até -, pode ser utilizada em tudo o que fazemos com foco em audiência através dessas pequenas regrinhas:
- Direcionar o público para onde você quer que ele olhe
- Não deixar na mão da audiência muitas escolhas (se não ele foge)
- Entender o contexto por trás das análises (Fãs do RHCP amam John Frusciante!)
Você sabe o que é mais importante, então direcione o público pra lá. Não deixe na mão dele.
É possível aplicar isso em roteiros, páginas de venda, landing pages, CRO, anúncios, etc.
ATENÇÃO: A parte a seguir do texto é só para nerds bem determinados. Pode ir embora se quiser.
Mas, quem veio primeiro? O ovo ou a galinha?
Voltando para a discussão do comentário vs a parte mais importante de um vídeo no Youtube: estou realmente reflexivo com isso.
Para validar essa hipótese, vou começar a comentar alguns vídeos que eu for vendo com minutagem de momentos que nem sempre serão mais importantes.
Com isso, posso validar se esse apontamento realmente aumenta a audiência no youtube em vídeos que não são as mais chaves.
Se você quiser fazer isso também e me dizer depois suas conclusões, pode ficar à vontade.
Não sei quem veio primeiro: se foi o ovo ou a galinha (e nem quero saber).
Mas estou muito interessado em saber se a audiência no trecho veio antes do comentário destacando ele.
Nota: essa análise mostra um pouco sobre a diferença de marketing digital e growth marketing. Até um comentário de terceiros em um vídeo pode ser uma alavanca para fazer com que a audiência em um contexto específico aumente.