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Audiência no YouTube: uma alavanca que gera insights

Vendo alguns vídeos no YouTube recentemente, percebi algo engraçado.

Com certeza você deve saber, mas existe um gráfico na barra de progressão do vídeo que mostra os momentos que o vídeo teve mais visualizações/repetições. Com esses gráficos é possível observar quais momentos do vídeo são mais “importantes” de acordo com a visão da audiência do YouTube.

Por exemplo, no vídeo abaixo – que é um show, temos 3 grande picos de mais visualizações:

Red Hot Chili Peppers – Live in Chorzow
  • O primeiro (14:10) é a volta (direto para a música Dani California) de quando o vídeo é interrompido por uma tela preta, provavelmente por questões de direitos autorais.
  • O segundo (54:18) é uma super performance de guitarra do guitarrista John Frusciante na música “Emit Remmus”
  • O terceiro  (1:20:47) é o solo de Californication, mais uma grande performance de John

Um ponto interessante é que se analisarmos os picos menores, teremos o John Frusciante como destaque em solos e cantando músicas sozinho.

Analisando a audiência no YouTube

Como sou fã do Red Hot Chili Peppers, tenho contexto em relação a essa análise que farei agora, mas acredito que até um leigo consiga ver esses pontos:

  • A maioria das visualizações do vídeo (principalmente as repetidas) tiveram como objetivo a performance do guitarrista
  • O pico de repetições junta tanto pessoas que não são fãs quanto as fãs, considerando que é um momento que há uma falha no vídeo e ninguém quer ficar em uma tela preta
  • Os vales normalmente são a transição entre as músicas, tendo como o maior a intro de Californication (Boring para a maioria das pessoas)

Agora a parte que eu tenho contexto por gostar da banda:

  • De todos os diferenciais da banda, acredito que o maior destaque é a criatividade do guitarrista que criou os maiores sucessos dela
  • Muitas pessoas viraram fãs do RHCP devido a John Frusciante (não é meu caso, rs)
  • Os solos dele ao vivo nessa época de ouro – quando o Stadium Arcadium saiu -, são vistos como obras de arte

Olha quanta informação podemos tirar com um gráfico de picos e vales, uma análise do vídeo e um pequeno contexto em relação ao conteúdo.

E o legal é que dá pra aplicar isso pra qualquer assunto que você goste!

Mas essa ainda não é a melhor parte..

Alguns vídeos e suas particularidades

Não sei se você já percebeu, mas, há algum tempo, o YouTube permite que você destaque partes dos vídeos que você gostou e coloque a minutagem como um link.

Nesse exemplo aqui, nosso amigo destacou um momento que John (O guitarrista passado e atual) e Josh (O guitarrista responsável pelos albuns de 2011 e 2016) tocaram juntos:

Comentário do show mostrado acima

E voltando ao gráfico: existe um pequeno pico de acessos nesse momento, mas nada demais. Ou seja: não é relevante para a audiência.

Porém, quero falar de outros tipos de vídeo.

Esse momento é um destaque plantado?

O vídeo da imagem mais abaixo, tem o seguinte comentário como destaque:

Comentário do vídeo mostrado abaixo

Esse comentário aponta o momento 31:55 como uma parte do vídeo que o usuário gostou e argumenta o porquê de ter gostado tanto do momento.

E, olhando o vídeo, temos esse comportamento no gráfico:

Os arredores do momento apontado no comentário é também o mais visto e repetido do vídeo, como se fosse um direcionamento: olhe aqui!

A questão é: olhando a estrutura de um vídeo de 36 minutos, será que esse momento é o mais valioso no geral ou tem mais acessos porque as pessoas querem um direcionamento para o consumo de conteúdo?

Fica aqui a pergunta filosófica: será que o comentário destacou algo que teria audiência de toda forma ou o momento teve audiência porque o comentário destacou?

Quem veio primeiro? O comentário ou a importância do trecho? O ovo ou a galinha?

Um insight sobre a audiência do YouTube?

Sem muita certeza e fatos, pode-se observar, que caso a hipótese esteja correta, o grande público prefere ser direcionado para momentos específicos, mesmo que não sejam os mais importantes porque isso “poupa tempo”.

E quem tem tempo hoje em dia?

Essa visão – que é bem básica até -, pode ser utilizada em tudo o que fazemos com foco em audiência através dessas pequenas regrinhas:

  1. Direcionar o público para onde você quer que ele olhe
  2. Não deixar na mão da audiência muitas escolhas (se não ele foge)
  3. Entender o contexto por trás das análises (Fãs do RHCP amam John Frusciante!)

Você sabe o que é mais importante, então direcione o público pra lá. Não deixe na mão dele.

É possível aplicar isso em roteiros, páginas de venda, landing pages, CRO, anúncios, etc.

ATENÇÃO: A parte a seguir do texto é só para nerds bem determinados. Pode ir embora se quiser.

Mas, quem veio primeiro? O ovo ou a galinha?

Voltando para a discussão do comentário vs a parte mais importante de um vídeo no Youtube: estou realmente reflexivo com isso.

Para validar essa hipótese, vou começar a comentar alguns vídeos que eu for vendo com minutagem de momentos que nem sempre serão mais importantes.

Com isso, posso validar se esse apontamento realmente aumenta a audiência no youtube em vídeos que não são as mais chaves.

Se você quiser fazer isso também e me dizer depois suas conclusões, pode ficar à vontade.

Não sei quem veio primeiro: se foi o ovo ou a galinha (e nem quero saber).

Mas estou muito interessado em saber se a audiência no trecho veio antes do comentário destacando ele.

Nota: essa análise mostra um pouco sobre a diferença de marketing digital e growth marketing. Até um comentário de terceiros em um vídeo pode ser uma alavanca para fazer com que a audiência em um contexto específico aumente.

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