Redes sociais, mecanismos de busca e outras plataformas possuem um segredo: algoritmos. Com base nesse tabu, marketeiros buscam diariamente entender o algoritmo para melhorar os resultados nessas plataformas.
Mas, será que dedicar tempo a entender o algoritmo realmente tem esse potencial? Ou melhor, será que é possível marketeiros dominarem completamente o algoritmo?
ALGORITMOS NÃO PRECISAM SER DECIFRADOS: Decifrar o algoritmo não quer dizer que você vai se dar bem no jogo da audiência. Até porque entendendo o movimento da receita do negócio, é simples de entender o que o algoritmo quer.
- Geralmente, algoritmos querem atenção
- Eles buscam que pessoas gastem mais tempo ou dinheiro dentro de uma plataforma
- Exemplo: entender o algoritmo do reels do Insta não vai me fazer gerar um conteúdo viralizável
ALGORITMOS → COMPORTAMENTOS: Algoritmos não moldam ações, eles respondem a elas. Se você quiser entender um, precisa conhecer o comportamento das pessoas dentro de tal plataforma. Então, você não precisa entender de lógica ou programação, e sim de comportamento humano.
- Saímos de fotos para carrosséis, depois vídeos, e então vídeos curtinhos. Agora o ciclo está se repetindo
- Essas mudanças não refletem mudança nos algoritmos e sim nos hábitos de consumo das pessoas
- Algoritmos refletem o comportamento humano
Nota: você deve saber, mas neurocientistas estão por trás da criação de algoritmos. Sim, as pessoas que entendem minuciosamente do comportamento do cérebro humano
Boas práticas para lidar com algoritmos
No geral, os algoritmos fazem com que as pessoas gastem mais tempo dentro de determinada plataforma ou gastem mais dinheiro. Não é uma questão de lógica e sim de negócio. Entender isso é um primeiro passo importante.
Mas, como marketeiro, qual a forma de lidar com o algoritmo sem virar um “louco da lógica”?
FOCAR NOS COMPORTAMENTOS: Focar na estrutura lógica do algoritmo é uma máquina de frustração. Por isso, recomendo focar no comportamento a partir de duas visões: (i) o que a plataforma espera do usuário e (ii) o que o usuário está buscando. A partir desses dois pontos é possível ter sucesso nas plataformas digitais.
- (i) Geralmente plataformas buscam que os usuários gastem tempo nelas
- (ii) Usuários buscam coisas que os interesse – e assim ficam mais tempo nas plataformas
- Então: crie coisas que sejam interessantes para sua audiência e façam o usuário ficar mais tempo
Nota 1: unir esses dois pontos fará com que você seja beneficiado pelo algoritmo e garante maior entrega dos seus conteúdos.
Nota 2: o conceito é simples, mas não é fácil de aplicar (muito pelo contrário).
Nota 3: aprendi esse conceito com o Lutz Lobo
BUSCAR ALAVANCAS: Algumas ações geram alavancas em relação a comportamento, pois elas refletem comportamentos-padrão. É através dessas alavancas que surgem as tendências – que são pulverizadas até o surgimento de coisas novas.
- Alguns detalhes geram um pico de dopamina nos usuários que fazem com que eles dediquem mais tempo a um conteúdo
- Exemplo 1: no início do YouTube, tínhamos vinhetas bem produzidas – hoje, elas morreram, pois vinhetas atualmente afastam pessoas
- Exemplo 2: vídeos curtos com uma chamada curiosa geram mais visualizações completas
FILTRO DE TENDÊNCIAS: Essas pequenas alavancas tendem a morrer rápido, por isso é necessário estar sempre ligado nas tendências. Mas, uma coisa importante sobre tendências: só utilize o que faz sentido para sua estratégia.
- Não utilize tudo o que está em alta só pra ter mais audiência e entrega – isso estragará seu público
- Seguir tendências é mais simples do que criar tendências – mas ambos funcionam
- NOVAMENTE: Não faça qualquer coisa que esteja em alta (não seja um vira lata dos algoritmos)