Uma das maiores confusões no mundo profissional é entre metodologia x meta.
No curto prazo, parece algo tranquilo, mas no longo prazo é algo bem perigoso.
FALTA DE CLAREZA: a maioria das pessoas não tem clareza de onde elas estão e pra onde estão indo. Esse fenômeno as leva a definir metas que na verdade não são muito bem metas. O preço por fazer isso pode ser alto demais.
- Existem cenários que as pessoas definem metodologias como metas
- Recalcular a rota depois de muito tempo pode ser muito custoso
- Eu já vi casos de uma empresa que definiu como meta “Implementar tráfego pago”
Antes de tudo, você precisa entender o que é uma meta e uma metodologia.
Definições
META: basicamente, uma meta define onde você quer chegar. Até aqui nenhuma novidade. Mas, existe uma forma produtiva de definir metas. Te apresento o conceito de meta SMART:
Uma meta deve ser:
- S (Specific): Específica
- M (Measurable): Mensurável
- A (Attainable): Alcançável
- R (Relevant): Relevante
- T (Timely): Com tempo definido
Então, ao invés de: “expandir a operação do produto A para uma nova cidade”, você deve aplicar o conceito SMART, chegando a: “conseguir 10% do market share do produto A da cidade X até o fim de 2024”.
Olhando ponto por ponto:
- Específica: 10%/Produto A/Cidade X
- Mensurável: 10%
- Alcançável: Previamente, o negócio já conseguiu crescer 10% em uma cidade similar em 6 meses (Contexto fictício)
- Relevante: o negócio pretendia crescer para a cidade X durante 2024 (Contexto fictício)
- Tempo definido: até o fim de 2024
Então, o que é uma metodologia?
METODOLOGIA: Se a meta define onde você quer chegar, a metodologia é o que vai te levar até lá. Se a meta é sair da cidade A para B, a metodologia é o meio de transporte. Mas como definir uma boa metodologia?
Bom, diferente da definição de metas, não conheço um framework que defina uma boa metodologia, então vou deixar alguns princípios:
- Não é ultrapassada: por que usar uma metodologia velha se existe uma nova com possibilidade de funcionar mais e melhor? Sempre busque metodologias recentes e que estão sendo atualizadas. O mundo muda muito rápido, assim como as metodologias.
- Coerente com o contexto: você precisa avaliar alguns fatores, como dificuldade de implementação, se você pode investir, se a probabilidade de te fazer alcançar a meta é relevante, etc.
- Funciona (e você tem referências): não adianta usar qualquer metodologia dentro dos critérios anteriores, você precisa saber se ela funciona. E, além disso, você precisa ter provas disso. É muito fácil fingir que algo é realmente bom hoje em dia
Alguns exemplos
Crescer um negócio
Uma das confusões mais comuns de metodologia e meta são as empresas que querem crescer, mas não sabe muito bem para onde estão indo. Esses negócios querem mais receita. Ponto.
Depois de muitas pesquisas na internet, eles percebem que tráfego pago está fazendo todo mundo ganhar dinheiro e todo negócio crescer. Com isso, eles colocam como meta a implementação de estratégias de tráfego pago.
Porém, tráfego pago é uma metodologia, não uma meta. E assim os negócios se frustram com os profissionais e ferramentas de marketing digital, quando na verdade não entendem que a questão é que os empreendedores não entendem o real problema que eles têm.
Ter mais saúde
Outra confusão muito comum é quando as pessoas querem ter mais saúde e saem correndo para academia, quando na verdade existiriam uma infinidade de outras coisas que poderiam ser feitas de acordo com o contexto de cada pessoa.
Eles colocam como meta ir para academia, quando na verdade é apenas mais uma metodologia (e não a única necessária) para se manter mais saudável.
Outras coisas poderiam ser levadas em conta antes: melhorar a alimentação, começar a caminhar, ir em um médico, etc. Mas, as pessoas correm para fazer musculação (de uma maneira bem complicada, rs)
Metodologia x Meta: um passo a passo simples
Quando eu defino metas, eu utilizo o seguinte ciclo para sempre estar seguindo com performance:
- Objetivo geral: definir a meta geral com base na visão SMART
- Contexto: realizar um filtro se a meta é coerente com o que você realmente busca
- Possíveis metodologias: definir de 3 a 5 possíveis metodologias para alcançar sua meta
- Testar a mais promissora: testar a metodologia mais promissora por um tempo capaz de validar se ela funciona
- Reiterar: caso não funcione, testar outra
- Masterizar: tentar ser o melhor possível na metodologia que já está funcionando
- Buscar novas alternativas: sempre testar novas possibilidades, para não ficar para trás quando a metodologia atual ficar para trás