Quando se entra no mundo do marketing digital normalmente você encara dois universos distintos e totalmente dependentes. Essas são as duas maiores plataformas para anúncios: Google Ads e Facebook Ads.
Então, como um profissional ou até dono de negócio querendo anunciar se pergunta: e começo por onde? Google Ads ou Facebook Ads?

Bom, a resposta é que uma hora você vai usar os dois. De início a resposta não está na plataforma e sim no seu nicho. A questão é: o meu público procura por mim ou eu tenho que procurar por ele? E quando me refiro a você, digo, seu nicho.
Ferramenta de intenção
Se seu público está procurando sobre o produto ou serviço, você tem que usar uma ferramenta de intenção. Caso ele não procure mas tenha interesse no seu nicho, você deve usar uma ferramenta de atenção.
A principal ferramenta de intenção hoje é o Google Ads. Um dos locais onde o Google reserva um espaço para anunciantes é a própria página de pesquisa (a maior que existe). No caso da área de pesquisa do Google, seu anúncio só vai aparecer para as palavras chave que você escolher. Então assim que pesquisar as palavras escolhidas para seu público, o seu anúncio vai aparecer no início da página.

É óbvio que caso você queira anunciar sobre “camisetas pretas” não vai colocar como palavra chave “chuveiro elétrico”. É importante escolher palavras que você tenha noção que seu público está pesquisando. Existe ferramentas para ajudar a procurar essas palavras chaves como o Answer the public e o Google Trends.
Outra coisa muito importante é a exclusão de palavras chave que não atendem seu critério. Por exemplo, se você vende um curso sobre marcenaria é importante excluir palavras para quem está procurando um marceneiro, já que seu público quer pessoas interessadas em marcenaria e não em serviço de marceneiro.
O google também é uma ferramenta de atenção
Vale salientar que o Google possui outras formas de anunciar além da rede de pesquisa.
- YouTube: A plataforma de vídeos é outro mundo dentro do Google e tem suas próprias regras e funcionalidades. Você pode anunciar na própria rede de pesquisa do YouTube (a segunda maior que existe), nos vídeos (aqueles anúncios chatos) e na lateral dos vídeos (tenho certeza que você já percebeu).
- Sites parceiros: os parceiros do Google dão uma seção do site para anúncios. Nesse caso em específico a ferramenta está mais para atenção do que para intenção, pois você segmenta os interesses dos sites. Essa funcionalidade é ótima para remarketing, que é quando o anúncio vai te perseguindo por onde você vai. Então, quer ver isso funcionando? Entre em um site que mede a velocidade da internet e observe os anunciantes!
Ferramenta de atenção
Você já passou por um patrocinado enquanto rolava o feed de alguma rede social? Pois é.. você foi atingido por uma ferramenta de atenção. A ferramenta de atenção te encontra baseado nos seus interesses, comportamentos e dados demográficos (essas são alternativas de segmentação do próprio Facebook Ads). E como dito agora, a principal ferramenta de atenção utilizada hoje em dia é o Facebook Ads.

Acima de tudo, o Facebook Ads permite anunciar em todos as áreas do Facebook e Instagram, incluindo stories, marketplace e feeds de vídeo. Todo lugar que é possível atualizar no Facebook e Instagram é feito pelo gerenciador de negócios no Facebook Ads. Também há a opção de impulsionar os posts que é feito dentro do próprio aplicativo, mas não é tão efetiva quanto as contas de anúncio.
Então, na ferramenta de atenção você chega no seu público alvo através de dados que a plataforma tem sobre as pessoas, generalizando os interesses e comportamentos. É gigante as possibilidades que podem ser feitas, para explicar tudo precisaria de 2 artigos imensos, então a maneira de aprender é mexendo e inventando as coisas, essa parte é necessária a criatividade e curiosidade mais do que qualquer outra habilidade.
Exemplos
Intenção
Vamos supor que sua empresa trabalhe em um setor cíclico (aquele que as vendas são maiores em um certo período), com essa informação pode-se inferir que seus esforços em vendas serão periódicos. Então, é ideal que no período de maiores buscas do seu produto você invista pesado em anúncios, principalmente nas ferramentas de intenção, pois seu público vai procurar seu produto.
Imagine que existe uma empresa que é especialista em atacado para itens para o Natal (pisca pisca, papais noel e etc). Essa empresa vai ter a maioria de suas buscas na rede de pesquisa de outubro a dezembro. Aplicando seus esforços de vendas para ferramentas de intenção nesse período, as vendas podem aumentar de forma exponencial já que os clientes estarão buscando o seu produto.
Atenção
Qualquer empresa que venda alguma coisa (serviço ou produto) tem que trabalhar com ferramenta de atenção. A sua estratégia de vendas tem que tá alinhada ao seu funil e é desperdício não utilizar em uma ou várias etapas as ferramentas de atenção.
Vamos imaginar uma empresa que vende livros, podemos facilmente segmentar interesses em livros e assuntos específicos pelo Facebook Ads e chegar a essas pessoas que têm o interesse de estarem sempre comprando livros. Também pode-se utilizar a distribuição de conteúdo com dicas de leitura e outras coisas que prendam a atenção do público alvo. Utilizar o conteúdo para atrair potenciais clientes é uma estratégia de topo de funil muito utilizada e efetiva.
[rock-convert-cta id=”702″]
Mas, Facebook Ads ou Google Ads?
Quando vemos nosso negócio a longo prazo, em um momento que a receita se estabilize e o investimento em tráfego dê um bom retorno, é necessário implementar a outra ferramenta no seu negócio. O ideal é utilizar as duas, já que utilizando da maneira correta elas vão gerar retornos significativos. E não podemos utilizar as ferramentas apenas para venda, como foi dito antes é muito útil na distribuição de conteúdo e também podemos usar para reconhecimento de marca e alcance, por exemplo. Então a longo prazo, vai ter um momento que você vai ter as duas ferramentas rodando simultaneamente.
É importante enfatizar que existem exceções. Algumas empresas podem chegar a conclusão que a ferramenta de atenção não dá nenhum retorno aos seus investimentos, assim deve-se manter apenas a intenção no seu tráfego junto com estratégias orgânicas.