A busca pelos seguidores no Instagram é algo que não é só comum entre estabelecimentos e empresas, muitos perfis pessoais também buscam. Mas, é interessante frisar que seguidor não quer dizer cliente e nem consumidor de conteúdo. Acima de tudo, o algoritmo do Instagram se assegura de entregar seus conteúdos para pessoas que provam que realmente gostam: quem realmente interage e busca consumir seus conteúdos. Logo, é necessário verificar se realmente vale a pena ganhar seguidores no Instagram. Então, com isso vem o questionamento: seguidor é métrica de vaidade?
Buscar muitos seguidores é vaidade?
Muita gente acha que ganhar seguidores proporciona mais engajamento no perfil, esse é um questionamento relativo, porque vai depender de onde eles vieram. Hoje, ocorre quase sempre o fato dos perfis comprarem seguidores achando que eles vão ser potenciais clientes ou a busca pelos famosos 10k que vão liberar a função do arrasta pra cima.
Quando utilizamos estratégias que a própria plataforma do Instagram não apoia (automação de perfil e compra de perfis prontos), estamos utilizando os seguidores como métricas de vaidade. Mas quando utilizamos estratégias (orgânicas ou pagas) encontrando nosso público alvo e fazendo ele consumir nosso perfil, estamos encontrando pessoas totalmente qualificadas para serem nossos clientes e consumidores. E para chegar nessas pessoas qualificadas, precisamos de algo essencial: conteúdo.
[rock-convert-cta id=”899″]
Ninguém aguenta mais quem só tenta vender
Eu sou totalmente a favor de qualquer perfil pessoal ou de empresa que quer se destacar produzir algum conteúdo. Pois, além de educar o público, você vai criar relacionamento com ele, criando uma amizade. Nesse sentido, fica o questionamento: na hora de vender, quem vai comprar de você? A pessoa que fica a todo momento só observando você vender ou aquela que você ajudou e ensinou alguma coisa?
Quando você cria um bom conteúdo do seu jeito você está encontrando pessoas que partilham da sua visão sobre seu nicho e está criando uma marca, uma cultura. E essas pessoas vão conhecer você a ponto de, quando você oferecer um produto ou serviço, não pensar 2x em obtê-los por você já ter se posicionado e criado um relacionamento com elas. Então, a estratégias vão ser para quem produz conteúdo relevante e de qualidade.
Ganhar seguidores no Instagram
Estratégia 1: Distribuir de conteúdo para público frio
O público frio é normalmente composto de pessoas que não conhecem você, seu perfil, sua marca, sua empresa e etc. É bom segmentar o público frio de acordo com os interesses do seu nicho. Você também pode usar públicos semelhantes, que são aqueles que o próprio Facebook Ads cria de acordo com seus públicos base. Caso você esteja começando e não tenha públicos base, você pode utilizar públicos de interesse. Sempre segmente os públicos de acordo com seu nicho, seja por localização, direcionamento detalhado, idade e etc.
A distribuição de conteúdo pode ser feita até com pouco orçamento e é algo bem simples. Então, caso você tenha muito orçamento, pode distribuir todos os conteúdos criados para ver os que têm melhor desempenho. Depois de ver o resultado de todos os conteúdos, você cria uma campanha para os melhores conteúdos, essa é uma estratégia criada pelo Pedro Sobral e o Mairo Vergara.
Caso você tenha pouco orçamento você escolhe a dedo os melhores conteúdos, seja aqueles que você ache que é mais a cara do seu perfil ou aqueles com melhores resultados orgânicos.
Quando você distribui seu conteúdo, você está encontrando pessoas que querem consumi-lo e quando elas gostam, vão querer mais e acabarão seguindo seu perfil, fazendo você ganhar seguidores. Então, você vai fazer sua mensagem chegar a mais pessoas e quem gostar, vai querer consumir mais, a lógica é simples.
Estratégia 2: Chamada para ação convidando para o perfil
Esse tipo de estratégia é interessante depois que você já tiver uma carga boa de conteúdo no seu perfil, além disso é interessante que a estética dele esteja bem agradável também. A estratégia funciona da seguinte maneira:
Criativo: o criativo vai ter uma chamada explicita para quem vê-lo olhar seu perfil e, caso goste, segui-lo para continuar consumindo conteúdos. Nas campanhas que fiz, o modelo de criativo mais efetivo era uma pessoa gravando um vídeo normal como um story falando um pouco do perfil e depois chamando pra consumir. Mas em outros que utilizei fotos estáticas com a chamada pra ação: “Se você gosta sobre o assunto “A”, postamos conteúdos semanais“. Esse último modelo não funciona tão bem quanto o humano, mas é bem efetivo também caso você não queira aparecer. É interessante a arte ser objetiva.
Público: O público para você focar nesse caso seria mais uma vez o público frio. Você vai focar em pessoas que não te conhecem para chegar no seu perfil e caso gostem, seguir. Eu utilizaria públicos semelhantes e caso você não tenha públicos base para criá-los, utilizaria públicos de interesse focados no seu nicho. Utilizaria 2 ou 3 interesses parecidos com seu perfil para segmentar o público, deixando a idade e localização (caso não tenha restrições) mais gerais.
Bom, lembrando que isso é o que eu faria.
[rock-convert-cta id=”702″]