Desde que comecei isso daqui eu tinha como 80% do objetivo algo simples: repassar conhecimento. Mesmo que planeje acumular e remunerar meu conhecimento posteriormente, esse conteúdo gratuito não deve ser parado em hipótese alguma. A informação mudou minha vida e escrevo aqui toda semana com o mesmo propósito. Então, é por isso que estou escrevendo algumas lições para o gestor de tráfego.

1 – Você vai trabalhar de graça
Anteriormente,eu já escrevi um artigo voltado pra os benefícios do trabalho de graça no início da carreira e hoje, volto a bater nessa tecla. Antes de mais nada, o meu primeiro cliente foi um amigo que têm um pequeno empreendimento e me ofereci para começar a fazer patrocinados sem ganhar nada. Vários dos meus trabalhos de graça através dos resultados se tornaram remunerados e só tendem a aumentar, caso continue focando nos resultados.
Outra coisa interessante é a questão do trabalho de graça para alguns clientes gerarem outros clientes remunerados através de indicação e criação de contatos. Nessa fase não é necessário ter uma qualidade de trabalho tão boa mas o esforço e aprendizado devem superar essa qualidade: o objetivo não é mostrar qualidade no serviço, mas o quão ele vai ser bom daqui a um tempo. Quando os resultados chegarem, junto a ele vai vir a remuneração (seja financeira ou reconhecimento).
Hoje, eu vejo que estou no patamar atual (que ainda não é tão alto) devido aos meus primeiros trabalhos de graça. Quando eu decidi no início a focar em aprendizado invés de remuneração, percebo hoje que foi uma ótima decisão. No livro Outliers, do Malcom Gladwell, ele argumenta que para alguém ser espetacular em certa área é necessário fazer aquilo por cerca de 10 mil horas, então enquanto eu não tiver essas 10 mil horas no tráfego eu não estarei em um patamar tão alto assim. Hoje, sigo com alguns clientes de graça e outros já me remuneram, mas não paro de aprender e sempre querer mais.
2 – Não existe fórmula mágica
Você pode procurar em todos os cursos de marketing digital que existem na internet e você não vai achar o que exponencialmente os seus resultados. Eu, particularmente, nunca fui de acreditar em fórmula mágica, hacks ou algo que de uma hora pra outra vai multiplicar meus resultados. A dica que dou é sempre ver tudo como um hábito: aprendizado, trabalho ou seja o que for. Não vai ser um dia que, magicamente, você vai chegar, trabalhar o dobro e vai resolver os seus problemas. É melhor trabalhar 4 horas todo dia do que 12h em um dia da semana, acredite.
Então, eu criei uma maneira que todos os dias eu estaria envolvido com alguma coisa que envolvesse tráfego, nem sempre subindo ou acompanhando campanhas, mas sempre aprendendo sobre o negócio do cliente e vendo como utilizar esse conhecimento para alavancar os meus resultados.
3 – Não pare de estudar/aprender
O aprendizado contínuo é preciso em qualquer área que exista, considerando que independente da área ela vai mudar de alguma forma e é necessário se atualizar. Então, quando se fala em uma área tecnológica/digital essa mudança é exponencial, sendo o aprendizado contínuo mais necessário ainda. Os detentores das maiores plataformas online são responsáveis por essas mudanças: o Google e o Facebook podem, facilmente, mudar seu algoritmo de conteúdo orgânico e seria obrigação dos profissionais se adequarem a isso.
É importante falar que o (meu) aprendizado também vem de fontes que não têm nada a ver com temas técnicos, sendo assim, também foco em estudar coisas que não têm nada a ver com minha área. Esse estudo secundário dá a possibilidade de inovar na sua área através de conteúdos que não são totalmente voltados para temas específicos. Vou detalhar mais abaixo as duas experiências.
As minhas principais fontes de aprendizado sobre meu tema de trabalho (tráfego e marketing digital) hoje em dia:
- Comunidade Sobral de tráfego;
- Instagram: Ícaro de Carvalho;
- Instagram: Tira do Papel;
- Livros;
- Trabalhando todo dia.
Transformando tudo em hábito
Como eu disse antes, eu tento transformar tudo em hábito, então criei o hábito de estar todo dia em contato com essas fontes que citei anteriormente. Todos os dias entro no Instagram e tento ver todos os stories de Ícaro e os posts do Tira do Papel, sempre tento ver uma aula por semana na comunidade Sobral e todos os dias eu gerencio tráfego: subindo campanhas, acompanhando resultados, analisando métricas ou otimizando.
Em relação aos livros eu leio dois ao mesmo tempo por gostar de ler algo não tão técnico antes de dormir. Então leio um pra aprender alguma coisa e outro pra “diversão”, tem toda uma técnica envolvida que vou fazer um artigo específico depois, mas no momento estou lendo:
- A startup de $100 – Chris Guillebeau
- Harry Potter e as Relíquias da Morte – J.K. Rowling
4 – Se veja como uma empresa
No início você está sozinho, isso não é uma mensagem motivacional, é um fato. E, caso você ainda deseje manter qualidade e excelência em tudo que você faz, você tem que se desdobrar para várias funções que, muitas vezes, não estão dentro do escopo da sua atividade principal. Então se veja como uma empresa de vários setores, assim você pode ser organizar melhor. Algumas das coisas que eu fiz me vendo como uma empresa de gestão de tráfego estão logo abaixo.
Prospecção
Pra qualquer negócio, de qualquer setor, funcionar bem, precisa-se de clientes. E, precisando de clientes, você precisa de prospecção, mesmo com uma estratégia consolidada de Inbound Marketing eles não vão vir correndo te contratar. O responsável pela prospecção vai ser você e é necessário criar uma estratégia pra isso. Eis a minha:
1 – Identificar clientes que estão fazendo anúncios mas não estão com bons resultados;
2 – Tentar abrir um canal de comunicação com eles dando dicas de como eles podem melhorar;
3 – Criar uma relacionamento através de comunicação constante e prestação de uma “consultoria gratuita”;
4 – Propor o serviço de gestão de tráfego por um período gratuito e mostrar que o pagamento só será feito se o serviço for aprovado pelo cliente no período em questão;
5 – Fornecer um ótimo serviço, mostrar ser um profissional responsável e de caráter;
6 – Firmar contrato.
Não é brincadeira quando dizem que todo profissional deve saber um pouco de negociação e prospecção.
Atendimento
Depois de firmar o contrato com o cliente, você vai ter que manter contato com ele para alinhamento e gestão das campanhas. Quem vai fazer esse atendimento é você. Acima de tudo, você vai estar em contato quase que diário com todos os seus clientes, vai ouvir reclamações, sanar dúvidas e dar explicações sobre temas envolvidos com o serviço. Além disso tudo, caso dê algum problema você vai ter que informar o que aconteceu ao cliente e como proceder, mesmo que seja atitudes em que ele que tenha que tomar.
Serviço
Claro que o serviço de gestão de tráfego está dentro de tudo isso. Você também vai fazer todo o escopo de gestão como o meu professor Pedro Sobral diz:
1 – Criar campanhas
2 – Coletar dados
3 – Analisar dados
4 – Otimizar Campanhas
A dica que dou aqui é criar uma rotina em que você esteja sempre em contato com qualquer um dos itens anteriores. Também é necessário criar uma forma de saber em qual parte do processo cada cliente está para não haver confusão.
5 – As plataformas podem ser chatas
Eu nunca tinha passado por um bloqueio em anúncio até recentemente. Depois que começou o período de campanha eleitoral o Facebook passou a ser mais brando com todo tipo de anúncio, e por esse foco em fazer mais vista grossa com os anunciantes, vários anúncios estão sendo rejeitados por motivos que não condizem com as “acusações”.
Infelizmente, quem controla as regras e políticas de tudo são as plataformas e você, como profissional de marketing digital tem que se atentar a tudo isso, tem que jogar conforme as regras impostas por eles (muitas vezes até sem sentido ou injustas). Quanto melhor você entender o jogo, mais vai ter resultados melhores. É importante aceitar que você não controla muita coisa, então foque nas boas práticas para ter os melhores resultados e mantenha-se atualizado em relação as políticas e algoritmos, principalmente do Facebook e do Google. Mesmo que sua especialidade seja tráfego pago, é importante se atentar ao orgânico.
6 – Comece geral e vá criando foco
O meu primeiro cliente foi do ramo de delivery e, hoje, eu já trabalhei com vários e vários nichos, sempre que aparecia uma oportunidade eu não pensava muito no nicho, simplesmente ia. Hoje eu trabalho com algumas empresas e aprendi como os anúncios de cada uma funcionam simplesmente por tá no campo de batalha.
A lição aqui é simples, independente do que você quer exercer nesse mercado, você tem que explorar antes de escolher um nicho a se trabalhar. Muitas vezes achamos que gostamos de certas coisas por simplesmente vermos os outros fazerem mas não sabemos como seria nossa experiência com aquilo. Então no inicio eu aceitei muitos trabalhos distintos dentro do possível e já estou focando em algumas áreas até achar a que realmente vou querer focar.
Então, antes de escolher algo, experimente!
7 – Seja humilde e responsável
O interessante de trabalhar com pessoas é o excesso de experiências que você vai ter, sejam boas ou más. Além das experiências, você vai resolver uma imensidade de problemas, seja por sua culpa ou não. E são os problemas em questão que exigem humildade e responsabilidade.
Humildade – Dos vários problemas que aparecem, principalmente na gestão de tráfego, alguns não são sua culpa e quem vai resolver é você, mesmo sendo algo totalmente fora do seu escopo mas, como dito antes, você é o responsável pelo seu suporte. Humildade é necessário para entender que nem todo mundo sabe o que você sabe e para tratar bem muitas das pessoas que não têm conhecimento técnico. Então é necessário trabalhar de forma que todo mundo entenda sua posição e suas tarefas, além disso, entender que cada um tem sua função e a função dos empreendedores e pessoas que te contratam é cuidar do negócio.
Responsabilidade – Agora, observando os outro lado da questão, o gestor vai errar muitas vezes também e é necessário responsabilidade para assumir esses erros sem omitir nada nem prejudicar ninguém que não tenha nada a ver. É extremamente fácil jogar a culpa em terceiros: plataformas, empreendedores, experts e entre outros, mas quando você joga a responsabilidade para outras pessoas você está perdendo. Quanto mais responsabilidade e honestidade você tem, mais você ganha a longo prazo: reconhecimento, experiência, dinheiro e reputação. Então, a responsabilidade pelos seus erros pode não parecer tão bom a curto prazo, mas a longo prazo é o que vai construir sua marca.
8 – A produtividade não aparece todo dia
Quando acompanhamos empreendedores famosos, grandes empresários, influencers e players do mesmo mercado que o nosso, parece que aquelas pessoas são 100% produtivos todo dia. A produtividade, ao contrário da disciplina, não aparece todo dia. Existem fatores externos que influenciam sua produtividade e mesmo com todos os fatores externos contando para você ser produtivo todo santo dia, você não vai ser. Atividades repetitivas saturam seu cérebro e existem dias que não conseguimos fazer tanto quanto esperamos.
A solução para dias improdutivos é extremamente simples: aceitar que existem dias assim. Somos humanos e é importante ter dentro da gente que não vamos conseguir sempre. E pode parecer papo de coach, mas o que faz o bom profissional é a constância, então mesmo improdutivo mantenha o exercício da disciplina, tente manter compromissos e frequências em dias improdutivos. O segredo aqui é ser extremamente produtivo nos dias que você está bem e no pique. Essa frase diz tudo:
Se a inspiração virá, não tenho como saber, o que posso garantir é que, quando ela chegar, estarei trabalhando.
Pablo Picasso
E esse é meu lema: produtivo ou improdutivo, faça todo dia!
9 – Experiência > Dinheiro (mas depende!)
Confesso: desde que comecei a gerir tráfego, tanto meu quanto de empresas de terceiros, nunca foquei na remuneração financeira. Considerando que sou novo no mercado (6 meses não é nada para aprender uma profissão) busco experiência e aprendizado mais do que dinheiro. Na lógica faz muito sentido: a única maneira que eu poderia ganhar muito dinheiro com pouco tempo de mercado seria através de desonestidade, considerando que nenhum empreendimento vai contratar alguém com pouca experiência e pagar muito.
Mas, penso que a remuneração financeira é fruto da experiência e do aprendizado, então ela vai vir uma hora ou outra. O necessário é entender como funciona a remuneração dos estabelecimentos e que, consequentemente, vai funcionar a sua: eles resolvem problemas, vendem produtos ou serviços e ajudam as pessoas em troca de dinheiro. Sua função é simples, escalar de alguma forma a maneira que as empresas trabalham, aumentar a demanda. O aumento da demanda tem como consequência o aumento da receita e, dependendo do responsável, vai aumentar também sua comissão. Simples, não é?
A questão de buscar experiência na primeira fase de trabalho é muito relativa, pois não é todo mundo que tem tempo para se dedicar em um trabalho “incerto” e não ganhar nada em troca. Existem pessoas que tem compromissos com suas famílias e sua casa e não podem ter um trabalho sem remuneração. A solução é conseguir alguma coisa pra fazer que seja remunerada e no tempo mais livre focar em outro mercado que seja necessário experiência para se dar bem, a questão é que você não vai ganhar dinheiro sem fazer o serviço bem. A indústria é focada em resultados, então sem resultados você vai ser só mais um.
10 – Espalhe a palavra!
Para finalizar e continuar falando mais do mesmo eu vou contar o segredo do pensamento que me fez chegar tão longe (pelo menos na minha visão): eu não escondo nada, sou totalmente honesto com meus métodos e a forma que trabalho e quem quiser aprender eu ensino tudo.
“Ah Nathan, mas se você ensinar tudo o que faz as pessoas vão ser concorrentes, não?”
Sim! (e não)
Sobretudo, a questão é que não é algo que você aprende de uma hora pra outra, não é um ato milagroso que vai fazer você ser bom em gestão de tráfego, é disciplina e constância. E não é todo mundo que é disciplinado nem constante, então mesmo que ensine tudo o que sei, nem todo mundo vai executar.
Nos artigos semanais, nas aulas semanais, no Instagram ou em uma conversa informal eu tento ensinar as coisas que aprendo constantemente e que faço todo dia. A distribuição de informação dá um atalho para pessoas que estão onde você já esteve e além disso fixa os conteúdos na sua cabeça, só benefícios! Como dito antes: ajudar as pessoas só te remunera.
Então a última lição é essa: não deixe de ensinar tudo o que você sabe.
Eu não pretendo parar tão cedo de compartilhar minhas experiências e ensinar o pouco que sei. É importante pra mim está ensinando algo a alguém, mesmo que seja uma única pessoa.
mto bom !