Qualquer negócio possui oportunidades que podem ser aproveitadas instantaneamente. Quando se utiliza algumas análises essenciais, essas oportunidades ficam mais fáceis ainda de aparecerem.
Isso. Agora, você pode olhar para seu negócio e aumentar o faturamento e receita com algumas simples ações.
A questão é que ninguém tem coragem para fazer isso. Antes de mais nada, falo de algo que é tão subestimado mas funciona muito bem: sentar a bunda na cadeira e estudar.
As pessoas não gostam de analisar, de estudar, de se aprofundar. Elas só querem ficar ali no celular, se atentando a vida dos outros, enquanto a vida vai passando e o negócio que construíram se mantém da mesma maneira pelo resto da vida.
Mas, vou supor que este não é seu caso, você quer crescer, se empenhar para construir algo que vai te garantir a vida que sempre quis, independente do que você queira fazer. Então, eu vou te ajudar.
O Growth, por mais que seja vendido como uma técnica muito moderna é algo muito trivial, é utilizar a criatividade para ter ideias, testar essas ideias constantemente, analisar os resultados e implementar o que funcionar no negócio.
Por se chamar “Growth Marketing” parece ser algo muito moderno e requintado, mas poderia muito bem se chamar: marketing focado em resultados e receita.
A questão é que esse nome não vende.
Dentro das análises, existem algumas que ajudam a entender mais o negócio, o mercado e a visão dos clientes.
Fazendo algumas análises simples, é possível identificar muitas oportunidades em um empreendimento. Um trabalho que dura cerca de uma hora por dia pode gerar uma colheita extrema lá na frente.
Veja duas análises aplicáveis agora e muito proveitosas abaixo.
10 melhores e piores clientes
Entender o comportamento e o que levou os 10 melhores clientes e os 10 piores a te pagarem é algo muito proveitoso.
Com o conglomerado de dados que o digital proporciona, com boas análises é necessário ver padrões. Antes de mais nada, esses padrões possibilitas tomar ações mais inteligentes e, consequentemente, muito mais lucrativas.
Até porque, se não tem dinheiro em uma das pontas, não é Growth.
Mas, você pode entender os canais que eles vieram e começar a focar no que realmente traz bons negócios. Depois, pode ignorar os canais que não trazem bons clientes.
Para fazer essa análise é simples.
- Escolha fatores de relevância para o seu negócio (Receita, retenção, pagamento em dia, acesso, proximidade, etc)
- Com base nesses fatores, escolha os 10 melhores clientes e liste-os
- Faça o mesmo para os 10 piores
- Liste pontos dessas duas listas
- Canal de aquisição
- Se comprou outros produtos
- Se sempre volta
- LifeTime Value (LTV)
- Custo de aquisição
- Veja o que há em comum dentre esses pontos
- Faça um plano de ação
O plano de ação vai incluir focar nos canais que trazem os melhores clientes e evitar os que trazem os piores. Além disso tudo, existem mais várias coisas que podem ser feitas
Rank por LTV
Não sabe o que é LTV? Não é problema. Leia este artigo.
Partindo do ponto em que essa métrica mostra os clientes mais dispostos a gerarem receita para a empresa, é interessante entender o padrão dos primeiros lugares do Rank.
Como visto anteriormente, a ideia é elencar pontos em comum dos clientes que estão voltando sempre e a partir desses pontos, criar um plano de ação.
Como fazer:
- Faça o cálculo do LTV da maioria dos clientes
- Faça uma listagem em ordem decrescente
- Coloque alguns pontos desses clientes
- Canais de aquisição
- Se fez upsell ou CrossSell
- Qual produto ele gosta de comprar
- Se entra muito em contato
- Veja um padrão nesses pontos
- Elabore um plano de ação
Acima de tudo, é possível entender também de onde esses bons clientes vem e como eles chegam.
Concluindo
Em síntese, essas análises são muito simples de serem feitas, basta sentar por um momento, coletar os dados, analisá-los e buscar um padrão neles.
Com isso, os planos de ação serão mais efetivos e trarão mais resultados.
Com certeza, é muito melhor do que dar um tiro no escuro, onde você pode estar fazendo um investimento e não ter nenhuma certeza de retorno.
Boas análises são maneiras de se obter receita previsível e criar uma máquina de marketing e vendas.
Para fazer isso de maneira efetiva, é necessário aceitar que utilizar a tecnologia a favor dos negócios não é algo restrito para negócios que mexem com software ou totalmente ligados com tecnologia.
Aqui, no Instagram, eu já mostrei como aplicar Growth na padaria da esquina.