Na era dos números, não utilizar dados para análise de dados e projeções é quase um pecado. Mas utilizá-los como fator predominante para uma tomada de decisão é uma boa ideia?

O CASE DA FRANQUIA:Imagine que você quer abrir uma franquia do McDonalds na sua cidade, que tem 100.000 habitantes, e quer entender o potencial público consumidor do seu futuro empreendimento. Sabendo que, no geral, 80% das pessoas gostam de comer McDonalds e que o ticket médio de um cliente é R$ 200/mês, você se vê com o potencial de ter 80 mil clientes com um faturamento médio mensal de 16 milhões.
Investindo 1 milhão (valor da franquia) com um retorno médio mensal de 16 milhões, você pode ter o retorno do seu investimento em pouquíssimo tempo e faturar até 16x mais, certo?
Bom, espero que você saiba que não é bem assim. Por isso é tão importante ter um processo bem definido para tomar decisões a partir de dados.

DADOS SEM CONTEXTO: É por projeções como essa citada acima que o uso de dados sem contexto para tomada de decisão é tão perigoso. É assim que pessoas fracassam em empreendimentos e até na própria vida, achando que o mundo funciona de uma maneira ideal e linear, como geralmente é exposto nos números.
- Sempre tente entender a situação como um todo
- Raramente os dados expõem coisas subjetivas, que são triviais para as análises
- Dependendo da amostra e do levantamento, os dados podem gerar conclusões bem distantes da realidade
Análise de dados: boas práticas na tomada de decisão
Abaixo, vou deixar alguns fatores super importantes que levo em conta em análises.

NÚMEROS ANTES DAS CONCLUSÕES: Uma das frases mais legais que li sobre uso de estatísticas para gerar conclusões:
“Quando se trata de estatísticas, nosso melhor conselho é que você as utilize como entrada, e não como saída. Utilize-as para tomar uma decisão em relação a uma questão. Não siga o caminho inverso: tomar uma decisão primeiro e depois buscar números para sustentar sua escolha.”
Gostaria de destacar esse trecho: “Não siga o caminho inverso: tomar uma decisão primeiro e depois buscar números para sustentar sua escolha”. Esse comportamento acaba com negócios e vidas.

A IMPORTÂNCIA DO CONTEXTO:Números, dados e estatísticas podem gerar conclusões iniciais sobre determinada questão, mas isso é só parte do problema. Depois de concluir algo através dos números é necessário entender o contexto ao redor da tomada de decisão.
Voltando ao exemplo da franquia, sabendo o número de potenciais clientes, alguns exemplos de contextos a se levar em conta:
- Quanto é necessário investir em marketing para trazer essas pessoas para o estabelecimento?
- O local que pretendo abrir o negócio é acessível para toda a população? O quanto eu perderia de receita devido ao local?
- Quais são meus diferenciais competitivos em relação aos meus potenciais concorrentes?
- Quanto tempo eu consigo me sustentar sem ter o faturamento que eu espero?
Esses filtros aplicados através do contexto mexem na estrutura da tomada de decisão, aproximando a análise da realidade.

ADEQUE A ANÁLISE: Algumas análises geram números que dão um alto grau de confiança, já outras não. É necessário adequar a relevância dos números dentro de cada análise realizada de acordo com o grau de confiança que você tem em relação a eles.
- Em algumas análises, os números condizem mais com a realidade, e você pode aumentar a relevância deles
- Em outras, o contexto pode ser muito mais importante que os números, tornando a análise algo mais subjetivo

“E SE VOCÊ ESTIVER ERRADO?”: Um modelo mental que quase sempre uso em minhas análises é me perguntar como uma pessoa que está vendo de fora: “se você estiver errado, onde estaria o erro?”. Isso me ajuda a entender fatores que podem estar prejudicando meu discernimento e a identificar vieses que podem estar influenciando nas análises.