Recentemente, coaches, conteúdos de desenvolvimento pessoal e auto ajuda têm virado memes, se transformando em um circo e gerando certo preconceito. Mas, existe todo um fenômeno por trás de bons conceitos que são extrapolados para aumentar a relevância de gurus e falsos profetas.
Então, não mude de canal, vou tentar explicar aqui como os coaches ganham relevância e como alguns mantras usados por eles até fazem sentido quando tiramos todas as embalagens chamativas e exageradas que são colocadas na venda para leigos.
O FENÔMENO: Coaches precisam vender o caminho do sucesso sem necessariamente dizer que é árduo e difícil, então a maioria substitui esse conceito por frases prontas com viés de motivação. Além disso, também usam sugestão mental, leitura fria, provocações, etc. No geral, eles entregam pílulas motivacionais que quase nunca se convertem em algo realmente concreto, gerando apenas um frenesi momentâneo – que é a semente para continuarem vendendo infinitamente aos seus clientes.
Alguns exemplos dessas pílulas motivacionais:
- “Destrave sua mente para a riqueza”
- “Não tem pobreza que sobreviva a 14h de trabalho”
- “A fé é o começo de toda grande realização”
- “Não existe problema difícil, mas um mindset limitado”
Se pararmos para olhar essas frases, elas geram certa motivação momentânea e até fazem sentido em escopos generalistas (ou em contos de fadas). Porém, elas não são bons insumos para criar planos, metas, checklists ou qualquer outra coisa concreta e estratégica para enfrentar o árduo caminho até o sucesso.
Como os coaches conseguem tantos adeptos?
PORQUE ESSA ABORDAGEM FUNCIONA: Seres humanos são preguiçosos por tabela, então tendemos a buscar abordagens que contemplem pouco esforço e muitos ganhos. E, visando essa situação super rara, tendemos a distorcer a realidade para se adequar aos nossos desejos. E é essa fome que nos faz acreditar em coisas como mentes travadas, códigos da riqueza, histórias falsas de superação e cortinas de fumaça. Nossos desejos por caminhos fáceis nos fazem ser um prato cheio para falsos profetas.
- Dos ritmos musicais mais ouvidos no Brasil temos o funk ostentação e o trap: do zero a uma riqueza imensurável
- Os maiores lançamentos do mercado digital são de experts que vendem motivação e riqueza
- Vemos diariamente pessoas sendo enganadas por apostas, cassinos online e joguinhos
Somos apaixonados por exceções, e nos fazemos acreditar que elas podem ser um regra.
Filtros
Eu passei um bom tempo consumindo conteúdos com esse viés motivacional e tenho alguma experiência pra dizer que alguns deles são bem interessantes. Com isso, pensei em alguns filtros para encontrar coisas úteis em meio a esse mar de insanidade.
CONCRETUDE: Todo conceito que pode se transformar em um plano de ação sólido e que nos leve a ser melhores pode ser válido. Por isso, acredito que um filtro essencial é entender se os ensinamentos que estamos recebendo são palavras bonitas e vazias ou algo que pode ser transformado em plano de ação para melhorarmos. Essa visão vem de um conceito filosófico chamado de Pragmatismo.
Pragmatismo (resumo): “(…) qualquer pessoa que busque determinar a verdadeira definição de uma crença, deve olhar não para a própria crença, mas para as ações que resultam dela.”
ESTUDOS CIENTÍFICOS: Quando existe uma base ciêntifica para uma afirmação, temos mais certeza de que ela funciona, também se sabe que foi testada em circustâncias reais e que os resultados já foram analisados.
Um bom exemplo disso é quando falam: “Escreva seus objetivos e você terá mais sucesso”.
Essa afirmação tem base científica nesse estudo:
- No geral, grupos foram separados entre pessoas que não escreviam, escreviam, colocavam metas de ações e relatavam para os amigos
- O objetivo era entender qual grupo atingiria mais as metas propostas
- Resultado 1: “aqueles que enviavam relatórios semanais de progresso a seus amigos alcançavam significativamente mais do que aqueles que tinham objetivos não escritos, escreviam seus objetivos, formulavam compromissos de ação ou enviavam esses compromissos a um amigo.”
- Resultado 2: “aqueles que enviaram seus compromissos a um amigo alcançaram significativamente mais do que aqueles que escreveram compromissos de ação ou não escreveram seus objetivos.”
- Resultado 3: “aqueles que escreveram seus objetivos realizaram significativamente mais do que aqueles que não escreveram seus objetivos.”
Nota: nem todo estudo científico ou artigo demonstram credibilidade, é necessário entender a metodologia, a discussão, os resultados e o meio de publicação.
RESULTADOS REAIS: Por último, mas não menos importante: antes de olhar para os conceitos, olhe para quem está falando. É necessário que a pessoa tenha resultado no que ela propõe a te ensinar e que mostre de maneira consistente que utiliza o conceito.
- Fuja de quem vende cursos de vender cursos
- Cuidado com quem fala muito de dinheiro sem ter uma carreira promissora
- Não aceite conselhos de quem não está no lugar que você almeja (ou seguindo o caminho)
Mas, algumas frases de coaches até que fazem sentido..
Agora, a cereja do bolo: depois de cavar muito eu percebi que algumas frases de coach até que fazem sentido, porque elas passam por todos os filtros que eu citei anteriormente.
“Tenha clareza do seu propósito”

O REAL PROPÓSITO: Quando coaches falam de propósito, normalmente se referem a coisas gigantes (mudar o mundo, uma área, uma vida, chegar ao topo). Mas, propósitos são únicos e possuem prazos de acordo com o tamanho do seu objetivo. O real problema dessa afirmação começa quando nem sabemos o que queremos da vida e buscamos um propósito generalista para alcançar em pouco tempo. Essa é uma máquina de gerar frustação.
Antes de pensar em propósito de vida, pense em metas de curto, médio e longo prazo.
Com essas metas, você ganhará a clareza de onde está saindo e para onde está indo. E é essa clareza que é importante, pois:
- Você terá menos dúvidas do caminho que está seguindo
- Qualquer coisa fora do seu caminho será facilmente identificada
- Clareza gera foco, foco gera resultados, resultados geram metas alcançadas
“Mantenha seus padrões altos”

ALTO NÍVEL: Quando essa frase é lida, achamos que devemos fazer tudo e ainda por cima bem feito. Mas, no final, todos somos seres humanos e temos muitas limitações.
A ideia de manter os padrões altos para seres humanos (e não super heróis) é essa:
- Escolha poucas coisas para se dedicar
- Dentro dessas coisas, crie planos e objetivos reais e factíveis
- Entenda os padrões de qualidades
- Mantenha os padrões altos, busque sempre fazer o melhor possível
- Adapte a sua realidade
O problema não é tentar ser bom, é tentar ser bom em tudo. Então, escolha poucas coisas e seja o melhor possível nelas.