Na minha visão, existem 2 grandes conceitos que melhoram a conversão (no geral):
1. CRO, copywriting, público, etc (Curto prazo)
2. Branding e reconhecimento (Longo prazo)
Ambos devem ser trabalhados simultaneamente, mesmo que de forma desbalanceada.
Primeiro, queria falar sobre estratégias de curto prazo.
Já vou adiantando que não vou falar nada técnico aqui, vou falar sobre os conceitos que, na minha visão, importam.
Como vai aplicar na sua ferramenta e contexto, deixo pra você.
A conversão no curto prazo
É clichê, mas: vivemos na era da atenção.
Um pequeno deslize na sua estratégia e seu potencial lead/cliente vai perder a atenção.
E se ele perde a atenção: BUM! 🤯
Você perdeu a conversão.
1. O ambiente da conversão
ANTES DE TUDO:
Olhe seu ambiente de conversão (página, produto, e-mail, formulário).
1. Quais são os fatores que fazem com que seu usuário perca a atenção?
2. Quais são os elementos que fazem com que ele se distraia?
3. Existe algo que pode fazer com que ele saia da página?
4. Algo não está claro? O seu usuário pode estar confuso?
FAÇA UMA LIMPA, levando em conta essas perguntas.
Não jogue contra si mesmo.
2. O caminho precisa ser interligado
Segunda coisa: se certifique que há uma ligação do caminho e da chegada.
Ficou confuso, não é?
Vou ser mais claro: faça com que o que fez seu usuário clicar e o que ele vai encontrar no ambiente de conversão conversem entre si.
Sendo ainda mais claro:
1. Faça com que a copy do anúncio e a primeira dobra da landing page passem a mesma mensagem
2. Faça com que o título do vídeo e os primeiros 60 segundos sejam sobre a mesma coisa
3. Faça com que o título do artigo e o primeiro parágrafo conversem entre si
David Ogilvy escreveu essa frase há muito tempo e hoje ainda faz sentido:
“Em média, há cinco vezes mais pessoas que leem os títulos que as que leem o corpo do texto. Quando escrever seu título, haverá gastado 80 centavos do seu dólar”
Faça de tudo para não perder as pessoas no primeiro contato.
3. Conheça sua audiência
Pessoas adoram tomar parte sobre as coisas. Nós adoramos torcer. Temos ídolos, times preferidos, opiniões que não mudamos de forma alguma e coisas que amamos e odiamos.
Raramente existe um meio termo.
Você precisa saber o que sua audiência ama, quer, deseja, almeja.
Mas também precisa saber o que ela odeia, despreza, não quer ver nem pintado de ouro.
O seu ambiente de conversão precisa fazer jus ao que sua audiência ama (não tudo, a mensagem pode ser focada em uma só coisa).
Ao mesmo tempo, precisa não fazer referência (a não ser usando como inimigo) o que ela não quer por perto.
Não podemos dar sorte ao azar nessa fase.
Considerações finais
- A atenção de uma audiência é uma das coisas mais difíceis de se conseguir (a concorrência é enorme)
- Conquistar a audiência requer um esforço enorme, mas não esqueça de se dedicar para a manutenção
- Qualquer detalhe pode fazer com que um usuário perca a atenção e vá olhar outra coisa, é necessário tomar cuidado no ambiente
Capturar. Manter. Converter. Reter.