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Crescendo no Instagram na visão de Growth Hacking

Hoje, o que não falta no mercado são métodos e maneiras para aumentar um perfil no Instagram, que é um dos principais canais onde as empresas se comunicam. Aqui, você não vai ver só uma metodologia a mais para isso. Neste artigo, mostrarei como se manter crescendo no Instagram com base em um mindset que fez empresas crescerem muito através de ideias, testes e com pouco investimento: o Growth Hacking.

Mas, o que é Growth Hacking?

O termo, primeira vez citado pelo Sean Ellis, representa uma metodologia criada no Vale do Silício que levou empresas de tecnologia a aumentar exponencialmente sua base de clientes com pouco investimento, se baseando em dados, experimentos, tentativa e erro.

Growth Hacking

Depois deste artigo, o termo “Growth Hacker” se espalhou entre empresas de tecnologia, mostrando que o crescimento de empresas, antes embasado apenas em marketing e vendas, agora dependia de outros recursos como produto, retenção e upsell.

Dos vários autores que escrevem sobre o tema, vou me embasar na metodologia do Ryan Holiday, autor dos livros “Acredite, estou mentindo” e “Growth Hacker Marketing”.

O ciclo de Growth

Ciclo

Ao contrário do marketing, que prega um funil de vendas com início e fim, o Growth fala de um ciclo sem fim, onde através de um modelo de recorrência o cliente sempre esteja pagando a empresa. O ciclo descrito pelo Ryan, segue os passos a seguir:

  1. Produto fit com o mercado
  2. Primeiros clientes e viralização
  3. Retenção
  4. Otimização (Upsell)

Crescendo um Instagram com base no Ciclo

Abaixo, adaptando o ciclo, vou mostrar uma metodologia onde pode-se trabalhar da maneira certa cada ferramenta do aplicativo para criar uma boa base em um perfil, criando várias oportunidades de venda e obtenção de clientes.

Produto fit: Feed

No Growth, o produto fit com o mercado (Product Market Fit) é um produto criado pensado em resolver um ou vários problemas de um mercado em específico da melhor maneira possível. Quanto mais ágil e eficaz para resolver o problema, melhor o produto e mais chance de vendas terá.

Crescendo no Instagram: Feed

Fazendo um paralelo com o Instagram, ele representa o feed. Quando os primeiros usuários chegarem ao seu perfil – seja lá como for, o feed vai ser o seu “produto”. Quanto melhor para o seu público ser o que é produzido no feed, mais a chance do visitante se tornar um seguidor (usuário).

E, ao contrário do que vários pregam, que o seu conteúdo tem que ser o melhor possível, há algo antes que deve ser avaliado. Esse fator é muito mais importante do que uma produção de conteúdo com qualidade. Afinal, nenhum conteúdo de qualidade funciona bem quando não há um público alvo e uma persona bem definida.

Acima de tudo, você deve entender tudo sobre seu público: o que ele faz, seus hábitos, o que acessa, jargões, gostos e todas as informações possíveis.

Pois, só com um entendimento profundo do público é possível criar um conteúdo de qualidade no feed.

Primeiro cliente e viralização: Reels e Ads

Depois do PMF, isto é, um feed com conteúdo de qualidade para o seu público, está na hora de espalhar sua mensagem para o mundo.

Crescendo no Instagram: Reels e ads

Há quem ache que a viralização é algo que acontece por “sorte”, mas, na verdade, há toda uma ciência por trás dela. No caso do Instagram, as ferramentas que possibilitam essa viralização são Reels e Ads, que entregam certo conteúdo a mais pessoas.

É interessante frisar que no caso do Reels, a entrega grande para pessoas que não seguem um perfil não durará para sempre, é um movimento que o Instagram faz com tendências e ferramentas novas, que atualmente tem como destaque o Reels.

Já os Ads, permitem que um conteúdo seja entregue a mais pessoas pagando a plataforma para isso. Então, com mais pessoas sendo alcançadas com seus conteúdos, maior a possibilidade da viralização. Mas, não adianta criar qualquer conteúdo e espalhar ele, seja por Reels ou Ads. Também, é necessário criar um conteúdo criado para ser espalhado.

Em geral, um conteúdo fácil para viralizar tem que ter duas características:

1. Incentivo ao compartilhamento
2. Ser útil para o público alvo

Então, é necessário pensar nisso antes de criar algo com a intenção da viralização.

Retenção: Stories

Depois de viralizar e conquistar as pessoas com o conteúdo do feed, está na hora de reter. A melhor forma de reter alguém é através de produção de conteúdo constante, mas de uma forma leve. E, no Instagram não existe lugar mais propício a esse tipo de conteúdo quanto os stories. O foco na retenção do usuário está no relacionamento.

Crescendo no Instagram: Stories

Por isso, a produção de stories constantes devem ser algo essencial para retenção. Alguns exemplos de conteúdos que retém:

  1. Rotina
  2. Documentação de jornada
  3. Dicas simples
  4. Caixinha de perguntas

Esses tipos de conteúdo fazem com que além do usuário ser apenas um seguidor, se torne um fã e advogado da sua marca.

Otimização: Call to action

Crescendo no Instagram: CTA

A otimização, que seria o próximo passo do fluxo, é criar um novo grau de intimidade junto com o usuário. Falando em termos de funil, seria a venda de fato ou mostrar o caminho para outra plataforma onde o perfil terá um contato diferente com o seu seguidor.

Em uma jornada mais complexa, não precisa ser uma venda, podem ser conteúdos mais complexos e maiores em outras plataformas que permitem conteúdos mais longos, como o próprio YouTube. O Pedro Sobral faz algo similar entre o seu perfil de Instagram e seu canal do YouTube.

Também pode ser uma venda, seja de curso ou algo mais simplório, como um relatório ou Ebook. Não entrarei em termos de esteira de produto e outras coisas referentes ao assunto.

Mas, falando em geral, a ideia é dar um próximo passo para uma outra camada de conteúdo, onde, pagando ou não, o usuário fique mais próximo do detentor do perfil.

E, aqui, finalizamos, pois saímos do escopo do Instagram.

Ideia, teste, documentação, aprendizado e repete. O fluxo de Growth pode ser utilizado em várias vertentes, pois é mais uma mentalidade do que algo restrito a uma área.

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