nathanpa

cada dia um pouco mais inteligente menos burro

Meu dia a dia como gestor de tráfego

Hoje, depois de quase um ano trabalhando com tráfego e marketing, não fico um dia sem fazer isso, nem que seja só para olhar como as campanhas estão se saindo e se estão funcionando como deveriam. É interessante entender como funciona o dia a dia de um gestor de tráfego. Neste artigo, vou mostrar a minha.

Dia a dia de um gestor de tráfego

Então, nesse conteúdo em específico vou mostrar um pouco das minhas tarefas que faço todo dia que envolvem a parte de tráfego, claro que não passo o dia fazendo isso. Além disso, vou mostrar o motivo de fazer todas elas e no que elas me agregam como gestor de tráfego.

Antes de tudo, vamos para alguns questionamentos prévios:

P: Essa é a rotina ideal para quem trabalha com tráfego?
R: Não. É a MINHA rotina e funciona pra mim e sempre busco melhorar.

P: Os melhores players de tráfego tem essa rotina?
R: Não. É a MINHA rotina e funciona pra mim e sempre busco melhorar.

P: Essa rotina é a que te dar mais performance?
R: Não faço ideia. Estou sempre testando outras coisas pra tentar melhorar

Pronto. Questionamentos feitos.

Vamo lá?

Novas campanhas e otimização

Não é todo dia que subo campanhas novas, tem meses que acontece uns 15 dias e outros só uns 5, por exemplo, é incerto. O que quero dizer é que mesmo não fazendo todo dia, subir campanhas faz parte da rotina. Quando ocorre o alinhamento com o cliente e escolhemos como faremos as campanhas, eu tiro um turno para subir ela da maneira correta e conferir tudo direitinho.

Otimizações também não acontecem todo dia, depende muito da campanha e de sua duração. Por exemplo, uma campanha de 1 mês de duração, eu faço otimizações a cada 7 dias e já uma campanha de 7 dias, eu faço otimizações a cada 2 ou 3 dias dependendo do resultado. É uma rotina periódica, quando tem campanhas rodando.

Planilhamento

Uma das partes mais importantes do dia a dia de um gestor de tráfego é o planilhamento de métricas. Eu tenho uma planilha de resultados diários para cada cliente, e todo dia eu preencho ela com o desempenho da campanha no dia anterior. As planilhas não são padrão, depende muito do que cada cliente pretende com a campanha. Nessas planilhas estão os indicadores chaves de cada campanha com os dias do mês.

Além de pegar os dados diários de cada campanha e cada cliente, quando faço isso todo dia eu vejo o que tá acontecendo com as campanhas. Anotando as métricas chave eu aprendo mais sobre como as campanhas daquele cliente se portam e conhecendo elas, posso fazer melhorias mais precisas e efetivas.

Aula

Todo dia eu assisto aula de algum conteúdo envolvendo marketing, tráfego ou copy. As aulas normalmente duram entre 1 e 3 horas, e caso o meu dia seja um pouco mais cheio com campanhas pra subir ou algo do tipo, eu fragmento as aulas em 2 ou 3 dias, mas nunca deixo de ver. É em meia hora de conteúdo que você vai ter um insight que pode melhorar seu desempenho em dobro, jamais deixe de aprender.

Normalmente consumo conteúdo de Pedro Sobral, Ícaro de carvalho e Rony Meisler. Inclusive estou fazendo detox de conteúdo, vou falar um pouco sobre isso em um artigo específico.

Relatórios

Dependendo de como o cliente trabalha, eu faço relatórios ao fim de cada campanha ou em períodos específicos (semanal, quinzenal ou mensal). Então, esses relatórios mostram como a campanha se saiu/está se saindo, em quais plataformas se saiu melhor, quais criativos tiveram destaques, o que deu mais certo e o que pode ser melhorado. Dependendo do nível do cliente em relação a conhecimento de tráfego eu também coloco um glossário, mostrando os principais indicadores e o que eles representam.

Utilizo o formato de apresentação Power Point para ficar mais visual.

Respondendo dúvidas na comunidade

Atualmente participo de uma comunidade com cerca de 10 mil pessoas que tem grande interesse em tráfego e anúncios online. Essa comunidade tem uma cultura de aprendizado e desenvolvimento sem fórmulas mágicas. Então muitas dúvidas aparecem lá, do básico ao avançado. Quando se fala na pirâmide de aprendizado, a maneira que você retém mais conteúdo é ensinando para as outras pessoas:

Dia a dia de um gestor de tráfego: Pirâmide de William Glasser

Então, respondendo dúvidas sobre conteúdos que já estudei e já trabalhei com eles me ajuda a aprender mais e a reter esses conteúdos. Então quase todo dia eu respondo dúvidas na comunidade. Ás vezes respondo 10, ás vezes 5 e ás vezes só 1, o importante é tá sempre em contato com pessoas que fazem o mesmo que você.

Conteúdo

Acima de tudo, eu produzo conteúdo constantemente. É o mesmo principio da pirâmide, quando produzo conteúdo direta e indiretamente estou ensinando as pessoas sobre o que vivencio diariamente. É sempre bom lembrar que nunca ensino algo que eu não fiz ou não sei.

[rock-convert-cta id=”899″]

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *