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O Email marketing está morrendo?

O marketing digital não se concentra apenas em sites, redes sociais, aplicativos e etc. Existe uma modalidade que existe há muito tempo mas por um tempo não teve o reconhecimento como estratégia de marketing e é utiliza-se até hoje (e não é pouco), e há quem argumente que ele está morrendo. Então, o email marketing está realmente morrendo?

Neste artigo, resolvi discutir estatísticas que vi nesse post do Oberlo. Todas as estatísticas e pesquisas abaixo são todas do post em questão.

Antes de mais nada, um fato interessante é que há 10 anos atrás quando comprávamos nos pioneiros do ecommerce no Brasil (Americanas, Submarino e etc) e não recebíamos um email, a primeira coisa que vinha na cabeça era: temos um problema com a compra. Atualmente, isso não mudou muito, por mais que vários anos tenham se passado, eu mesmo ainda fico com receio quando não recebo confirmações e notícias por email.

Email marketing

Algumas estatísticas sobre Emails

Assim, mesmo com o boom do WhatsApp e de outros canais como o Telegram para negócios, o caráter mais informal dele não deixa muitas pessoas satisfeitas quando se fala de coisas mais importantes. Muita gente pensa que o email está ultrapassado, mas hoje ele continua mais ativo do que nunca. Então, vários institutos de pesquisa fizeram alguns levantamentos sobre email e alguns resultados estão abaixo:

  • Em 2020, cerca de 3.9 bilhões de pessoas utilizam email e em 2023 previu-se o aumento para 4.3 bilhões (Statista, 2020);
  • Em 2019, 293.6 bilhões de emails foram enviados por dia (Statista, 2020);
  • Para cada $1 investido em email marketing teve-se o retorno de aproximadamente $42 (DMA, 2019);
  • 9 em cada 10 profissionais do marketing utilizam distribuição de conteúdo por email (CMI, 2019);

Pode-se observar com as previsões realizadas baseadas nas taxas de crescimento atual, que invés de morrer o email está crescendo. Hoje, é muito complicado existir um canal mais direcionado, personalizado e que tenha uma base confiável para envio de documentos importantes ou mensagens mais sérias.

Além de mostrar que o uso não está diminuindo, as estatísticas também mostram boas práticas em ações de email marketing:

Emails com assuntos personalizados geram 50% a mais de abertura (Yes Lifecicle Marketing, 2017)

Ainda mais, imensas ferramentas de automação de marketing são utilizadas hoje em dia para simplificar suas vendas e deixar seu marketing mais automatizado quando os usuários têm certas atitudes que são corriqueiras. Pela possibilidade de poder sempre fazer algo imediato assim que o potencial lead realiza uma ação, essas ferramentas de automação se tornam algo extremamente útil. Mas há um problema: o excesso de automação gera também uma falta de personalização.

Quanto mais personalizado uma mensagem é, mais quem recebe vai ter a sensação de que quem enviou está falando diretamente com a pessoa. Essa necessidade de personalização não tira a possibilidade de uso de ferramentas de automação, você pode personalizar e automatizar ao mesmo tempo com algumas medidas:

  • Tente não escrever de forma robótica, independente do objetivo do email;
  • Sempre procure maneiras de criar um vínculo com a pessoa (chamar o nome, citar alguma informação que a pessoa deu e etc);
  • Tente focar em assuntos que você sabe que a pessoa tem interesse baseado na sua atitude dentro do funil de marketing;
  • Se certifique de se identificar como uma pessoa quando enviar o email para humanizar a mensagem.

Emails de boas vindas tem uma taxa de abertura de 82% (GetResponse, 2017)

Quando você conseguir algumas informações de um lead ou alguém assinar sua newsletter, se certifique de enviar um email de boas vindas. Esse tipo de email além de firmar um primeiro contato com o usuário, também vai poder falar algo especial na mensagem, considerando que esse tipo de email tem maior taxa de abertura. Acima de tudo, além de desejar as boas vindas você pode fazer sugestões de outros conteúdos, falar uma mensagem legal ou direcionar a pessoa à algum lugar que você deseje através de CTA’s.

A única coisa que não se pode fazer é não enviar um email de boas vindas.

Mostrar itens que foram esquecidos nos carrinhos de Ecommerce com 3 tentativas geram mais pedidos do que apenas um lembrete (Omnisend, 2018)

Se você tem um e-commerce, não deixe de fazer um lembrete para pessoas que adicionaram itens no carrinho. Esse tipo de público é um dos mais quentes quando o assunto é comércio eletrônico, então é necessário fazer um trabalho com eles buscando a conversão.

Como 3 tentativas geram mais pedidos do que apenas uma, existe uma linha tênue entre abusar e fazer boas ofertas nesses 3 emails. Aqui vão algumas dicas:

  • Dependendo do seu nicho, tente ser menos formal avisando que a pessoa esqueceu o item no carrinho;
  • Envie algum cupom ou incentivo que faça a pessoa ter mais vontade de finalizar a compra;
  • Envie no último contato uma pesquisa para descobrir o porquê da pessoa não ter finalizado a compra;
  • Ofereça outros itens similares com o que a pessoa colocou no carrinho.

Adicionar vídeos aos emails aumenta a taxa de abertura em 300% (Martech Advisor’s 2017 data)

Emails menos dinâmicos tem menos chances de serem abertos, então vale a pena apostar em dinamizar esses emails. Mesmo que vídeos aumentem a taxa em 300% segundo a pesquisa, também vale a pena apostar em Gif’s, imagens e personalização de escrita. Todos esses itens funcionam bem para não deixar o email monótono.

49% dos clientes gostam de receber ofertas e promoções das suas marcas favoritas por email (Statista 2017)

Se você tem uma marca ou se você é uma marca, vale a pena fazer um trabalho direcionado para seus fãs pois é comprovado que uma boa parte dele gosta de receber informações, ofertas e comunicados.

Antes de fazer essas campanhas é necessário segmentar bem seus fãs, seja através de inbound marketing ou outros tipos de ações. E, quando você tiver esses fãs bem definidos, vale a pena criar campanhas de email marketing para eles. O email também é uma forma de gestão de tráfego!

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