Mais importante do que aprender com seus erros é aprender com os erros dos outros, e cá estou eu contribuindo para que você, que está lendo, não cometa erros similares aos meus e você cada vez cresça mais. Neste artigo vou mostrar 2 erros comuns no tráfego pago.

Pela minha experiência os principais erros que cometi foi questão de não fazer checklist de revisão depois de deixar as campanhas prontas. Quando se tenta revisar algo baseado em checklist você vai acabar não esquecendo de nada. “Tá, mas aonde baixo essa checklist?”, creio que não existe algo similar a uma checklist de revisão de campanhas, mas mesmo que exista, eu recomendaria você criar sua própria, já que cada pessoa tem seu jeito de trabalhar e formas diferente de subir campanhas.
2 erros comuns no tráfego pago
1 – Colocar a campanha pra terminar na data errada

Quando se trabalha com tráfego você tem algumas opções para questão de data de finalização de campanha, exemplos:
1 – Você mesmo decidir quando é o fim e parar quando tiver cumprido (ou não) os objetivos;
2 – Colocar um dia e hora especifico para a campanha acabar. Ela vai terminar nesse dia independente de ter gasto todo orçamento previsto ou não;
3 – Colocar um orçamento vitalício para campanha e ela vai rodar até chegar ao orçamento planejado;
E um erro que cometi certa vez foi principalmente atrelado ao item 2 descrito anteriormente..
O erro ocorreu especificamente no Facebook Ads e a campanha tinha uma estrutura complicada, eram vários conjuntos de anúncios para 2 dias e cada criativo tinha um tempo e orçamento específico. Depois de estruturar toda a campanha fui colocar a hora e data que acabava os conjuntos. Todos eles ou acabavam no mesmo dia ou no próximo.
Há duas opções para escolher a data final: digitando a data ou escolhendo no calendário.
Mas aí que vem o problema: quando você vai escolher a data no calendário a plataforma já joga para o mês seguinte, e eu coloquei sem ver o mês achando que seria no mês que criei a campanha. Como a data ficaria 1 mês depois o orçamento jamais iria se concluir em um dia, isso iria prejudicar a campanha. Esse foi meu erro.
Aprendizado: Crie um checklist de revisão antes de publicar as campanhas e sempre verifique se a data está no mês correto.
2 – Modificar orçamento da campanha e não alterar orçamento dos conjuntos de anúncio

Quando você elabora uma campanha existem algumas maneiras de fazer gestão do orçamento. Primeiro, a opção de colocar um limite diário de gastos para toda campanha e a de colocar um orçamento vitalício para toda campanha e limitar os conjuntos de anúncios baseados no que você deseja que cada um gaste.
Então quando se aumenta o orçamento de campanha por algum motivo, é necessário mexer também nos gastos dos conjuntos de anúncio para ficarem condizentes com o orçamento.
E meu erro foi esse: aumentei o orçamento mas não alterei os conjuntos de anúncio e se não tivesse pedido antes, a soma dos gastos dos conjuntos não chegariam ao orçamento.
Aprendizado: Quando for modificar o orçamento da campanha sempre lembre de alterar o do conjunto de anúncios logo após.
Bom, esse foi bem básico, mas se tivesse ouvido isso teria maiores chances de não errar nas próximas campanhas.