As últimas eleições para presidente, tanto no Brasil quanto nos EUA, foram no mesmo período do estouro das mídias digitais. Acima de tudo, as empresas e órgãos perceberam que além de um lugar para socializar virtualmente, as redes sociais também eram lugares para espalhar mensagens. Que podiam ser de empresas, instituições, organizações e também para de orgãos políticos. Neste artigo, veja o que mudou na relação entre Facebook ads e campanhas políticas.
Então, redes sociais também se tornaram um lugar onde políticos se comunicarem com o povo, já que uma boa parte da população está presente nelas. Assim, durante o mesmo ano, as campanhas começaram a ter uma parte online. Com o objetivo de alcançar mais pessoas, os anúncios patrocinados entraram na jogada.
Antes de mais nada, houveram muitas acusações sobre as famosas Fake News, utilizadas de forma estratégica para eleitores que estavam indecisos em relação aos votos. Uma fato interessante é que existem acusações que ocorreu a utilização do Facebook Ads em campanhas políticas ao redor do mundo. Ainda mais, sendo supostamente utilizado para espalhar notícias supostamente falsas. Posteriormente, essa questão foi bem exposta no documentário Privacidade Hackeada, da Netflix.

A mensagem a se passar aqui é que depois dessa situação toda, o Facebook mudou a forma de lidar com esse tipo de anúncio e é isso que o presente artigo vai focar: o que mudou e como posso anunciar temas políticos hoje.
O que mudou?
Antes, para fazer um anúncio de qualquer tema que fosse, era tudo igual: ia no gerenciador de anúncios, criava o anuncio, editava suas preferências e publicava. Essa é a forma de você criar anúncios de qualquer tema hoje em dia, mas devido a essa situação toda citada anteriormente, o Facebook não proibiu os anúncios políticos, mas criou todo um credenciamento e cadastro especial para esse tema.
Então, hoje, antes de criar qualquer anúncio o Facebook pergunta ao usuário se o anúncio dele tem a ver com “Temas sociais, eleições ou política” e caso você confirme, é necessário fazer todo um cadastro e validação de dados que vamos ver mais abaixo. A confirmação de identidade tem que ser tanto da pessoa que vai anunciar (o gestor de tráfego) quanto do órgão ou político envolvido. Além disso, os anúncios ficam disponíveis para qualquer pessoa ver durante algum tempo depois de ser veiculado e qualquer pessoa pode saber quanto o responsável está gastando com anúncios. Tudo isso está disponível hoje na Ad Library.
OBS: Você ainda pode fazer anúncios políticos sem fazer o procedimento, mas existe a grande chance do Facebook bloquear sua conta e seus anúncios.
Como fazer anúncios sobre Temas sociais, eleições ou política?
Desde que se tenha todos os dados, o cadastro não é difícil de fazer.
1 – Primeiro você escolhe o país que vai veicular os anúncios, depois que aprovado você só pode anunciar no país escolhido;
2 – A confirmação de identidade serve para a pessoa que vai fazer os anúncios, é necessário enviar um documento de identificação e eles analisam pra ver se é condizente com o perfil que solicitou para fazer os anúncios. Também é necessário confirmar a localização que os anúncios serão feitos.
3 – Depois que confirmar, vem a criação do rótulo, que vai aparecer nas campanhas. Para criar o rótulo é necessário mandar várias informações para o Facebook para confirmar a identidade da entidade política. Algumas informações: nome, endereço completo, telefone, site e email (ambos com o mesmo domínio). Há uma confirmação que vai pra o email que você colocou e depois vai para a análise do Facebook. Existem dois tipos de rótulos que vão aparecer nos anúncios (independente de onde ele apareça), vamos supor que eu seja um candidato, esses seriam os dois rótulos possíveis:
- Pago por Nathan Palhares Vasconcelos
- Propaganda Eleitoral – Nathan Palhares Vasconcelos
4 – O rótulo deve-se associar com a conta de anúncios. É importante informar que a utilização do rótulo vai estar restrita pela conta de anúncio que é atrelada a ele na configuração.
É isso! Para anunciar no Facebook sobre política é necessário fazer esses procedimentos e confirmar que seus gastos e os anúncios vão ficar disponíveis para acesso durante alguns anos. Caso tenha interesse em fontes de tráfego alternativas, onde não há esses bloqueios, leia este artigo.
É necessário precaução a anunciar sem fazer esses procedimentos, sua conta pode levar um bloqueio.