nathanpa

cada dia um pouco mais inteligente menos burro

Facebook Ads: otimização de campanhas com criativos

Existem imensas maneiras de otimizar campanhas, algumas envolvem aumento de orçamento e outras não. Acho interessante frisar em maneiras de otimizar campanhas sem o aumento de orçamento pois não é todo mundo que tem orçamento extra para investir em anúncios. Algumas das maneiras de otimizar campanhas são: novos públicos, nova estrutura de campanha e novos criativos.

O que são criativos?

Criativos são os anúncios propriamente ditos, são as fotos, os vídeos, carrosséis e etc. Quando você cria uma campanha, seja no Google ou Facebook Ads, você passa por uma estrutura mais ou menos assim:

Campanha: aqui você vai escolher o quanto vai gastar, o objetivo da campanha (visualização de post, cliques no link, tráfego para página, engajamento em post e etc).

Conjunto de anúncios: já aqui você vai escolher o público-alvo, os posicionamentos (por exemplo: rede de pesquisa, youtube, display. feed do instagram, storie e etc).

Anúncios: Aqui você determina quem vai veicular os anúncios (página ou perfil) e ocorre a escolha da foto, do vídeo e dos itens do carrossel, por exemplo. Além disso tudo você também pode adicionar legendas, caso necessário. É nessa parte que são adicionados os criativos.

Otimização de campanhas com criativos

O termo criativo não se limita apenas ao que vai ser o anúncio (vídeo, foto, carrossel de foto ou carrossel de vídeo), mas ele é referente ao conteúdo daquele anúncio em si. Então quando falamos em trocar o criativo não quer dizer que você tem que trocar de uma foto para vídeo ou para um carrossel, e sim rever o conteúdo daquele anúncio específico. Por isso o nome criativo, pois você vai utilizar a sua criatividade para criar algo que converse com sua audiência e passe a mensagem que você deseja.

[rock-convert-cta id=”899″]

Otimizando com campanha de teste

Esse tipo de otimização eu aprendi com meu mentor e professor Pedro Sobral. Foi uma técnica que ele criou junto com o seu irmão Mairo Vergara. Pra falar a verdade não é bem uma otimização, mas sim uma maneira de você saber quais criativos você pode continuar veiculando e que seu público alvo realmente tá gostando. Para esse tipo de otimização, em um primeiro momento, você vai criar uma campanha para cada “post promissor” seu e vai criar uma campanha paralela para veicular os melhores posts. Vamos entender essas duas campanhas a seguir.

Campanha 1 – Campanha de teste

Independendo do seu modelo de conteúdo, seja blog post, Instagram/Facebook post, vídeo no Youtube e entre outros, você vai criar uma campanha de teste para cada conteúdo que você criar e vai veicular por um período de teste. Esse período de teste e o orçamento utilizado para cada campanha é algo bem pessoal, pois depende muito de quanto você tem disponível para testar. Caso você não tenha tanto orçamento assim, vamos ver uma forma mais “barata” no próximo método.

Então em um primeiro momento você vai fazer as campanhas de teste com cada conteúdo e vai planilhando os resultados e métricas.

Campanha 2 – Campanha principal

A partir desses dados coletados, você vai fazer uma comparação dos melhores resultados e vai escolher alguns criativos como melhores. Esses criativos vão ser os selecionados para serem veiculados na campanha principal.

A campanha principal vai ser a campanha que vai ter os melhores testados anteriormente, ela vai ser o suprassumo dos seus criativos. Nela, só será veiculado coisas que, através dos dados obtidos, foram comprovados que dão certo. As campanhas que você testar e não der certo vão ser descartadas. Esse tipo de distribuição de criativo é ótimo para saber o que funciona bem para sua persona.

Testando na campanha principal

Caso você tenha um orçamento reduzido para fazer o primeiro método não tem problema, temos outra solução para você. Você pode colocar vários anúncios na sua campanha principal e intercalar eles. Então, em um período de um mês você vai passar metade do mês testando criativos e no outro rodando os que deram mais resultado.

É como se as duas campanhas (teste e principal), estivessem na mesma campanha. A eficiência vai ser menor, considerando que você não vai poder testar e veicular ao mesmo tempo. Porém, o objetivo de achar os melhores criativos vai ser atingido de qualquer maneira.

[rock-convert-cta id=”702″]

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *