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cada dia um pouco mais inteligente menos burro

Aumentar seguidores com campanha de engajamento

Quando se fala em aumentar seguidores, tem uma linha bem tênue na qualificação desses seguidores. Nem sempre número vai se refletir na quantidade de clientes ou faturamento que você vai ter. Então, é necessário ter uma estratégia em que seus novos seguidores também se tornem potenciais clientes.

Introduzindo, eu acredito muito que uma pessoa só deve ensinar algo que ela realmente trabalha/trabalhou, teve um bom contato com aquilo ou até criou certa metodologia. Na minha opinião é uma contradição um professor ensinar algo que ele nunca fez e apenas viu conteúdo teórico sobre aquilo (como um professor universitário de Administração nunca ter administrado uma empresa e ensinar sobre isso). Então, quando eu for dar um conteúdo de tráfego aqui vai ser algo que já fiz com meus clientes, que eu fucei e aprendi ou que já vi dando certo por outros meios.

Não coloco muita fé na expressão “Skin in the game” mas é basicamente isso: ensine o que você viveu, fez e funcionou pra você.

análise de marketing para aumentar seguidores

Uma coisa que sempre vou repetir aqui é que tráfego é teste, por isso que não é uma área totalmente analítica. Assim, um dos temas que escrevo é a maneira que aplico criatividade no tráfego, é essencial. E esse conteúdo que vocês vão ver, foi algo que apliquei minha criatividade pra fazer (é bem possível que alguém mais tenha feito também) e deu certo!

Anunciando no Instagram

Existem duas maneiras principais para se anunciar no Instagram, vamos focar mais em uma, mas é interessante falar um pouco sobre ambas:

Impulsionando pelo aplicativo

O próprio aplicativo do Instagram permite o impulsionamento dos posts e stories, a única coisa necessária é um perfil comercial e um cartão de crédito. Você pode criar um público padronizado e tentar alcançar novas pessoas com ele. Esse método cumpre bem o papel de alcançar certas pessoas, mas é limitado comparado com o próximo método. Você alcança certas pessoas mas não as pessoas certas.

Mas caso você queira saber como utiliza essa função no aplicativo é bem simples. Você só precisa de uma conta comercial, vai em qualquer post seu e utiliza o botão promover:

Não vou entrar muito em detalhes desse método, mas quem quiser saber mais vou deixar esse outro artigo aqui.

Anunciando pela conta de anúncios

Anunciar pelo Facebook Ads é outra história, as possibilidades são tão grandes que as pessoas fogem da conta de anúncios. Não critico quem faz isso pois é necessário um pouco de conhecimento a mais. Mas adianto, não é difícil, até porque não existe o difícil, existe o desconhecido e o que você não tem interesse em aprender e isso torna tudo difícil.

Pela conta de anúncios você pode alcançar uma variedade de públicos enorme, exemplos: quem visitou seu perfil, quem viu 25%, 50% e 75% de algum vídeo seu, quem tem interesse em alguma página específica e etc. Além de atingir ruas e bairros específicos, faixa de idade, níveis educacionais, relacionamento, cargos e etc.

Quer anunciar para mulheres entre 18-30 anos, solteiras, que cursam ensino superior e que trabalham em certo nicho? Pelo app do Instagram é quase impossível mas pelo Facebook Ads podemos alcançar esse público com alguns cliques!

Nesse post em específico não vou falar sobre o passo a passo para se criar uma campanha no Facebook Ads, mas vou deixar um link da Colina Tech, uma empresa aqui de Natal/RN que já fez um tutorial muito bom do passo a passo. Olha aqui.

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Aumentar seguidores com campanha de engajamento

Quando você vai fazer uma campanha no Facebook Ads você escolhe o tipo baseado no objetivo que você quer alcançar. Existem muitos tipos de campanha:

Um dos tipos de campanha é a de engajamento com a publicação. Essa campanha tem um objetivo simples: escolhe-se uma publicação no seu Facebook ou Instagram e a plataforma procura pessoas mais prováveis de engajar com ela.

Tá bom, mas o que é engajar?

Engajar: curtir, comentar, compartilhar ou salvar.

Mas não quer dizer que quem engajar com sua publicação vai contribuir para aumentar seus seguidores e engajar com as publicações futuras, ela simplesmente pode ver essa publicação no seu feed, curtir ou comentar e seguir sua jornada no Instagram.

Mas é aí que vem o pulo do gato para aumentar seguidores: uma das coisas que qualquer empresa no meio digital tem que prezar hoje em dia é o contato com a sua audiência, e se a pessoa engajou com aquela publicação ela tem interesse com o assunto que você fala, concorda?

Então o que você vai fazer é ir falar no direct com a pessoa que engajou falando sobre o trabalho do seu perfil/marca/negócio e dizer que mais conteúdos como aquele serão expostos no perfil e que se ela gostou daquele, vai gostar muito mais dos próximos que virão.

Eu testei com alguns comentários e a taxa de conversão foi quase de 100%.

É interessante interagir primeiro com pessoas que comentaram a publicação pra depois ir pra quem curtir. Não crie uma mensagem padrão e saia copiando e colando com todos os perfis, o Instagram bloqueia esse tipo de atitude considerando algo robotizado.

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