Sempre que falo aqui sobre tráfego pago quase sempre me refiro ao Google Ads ou Facebook Ads. Com esses dois já podemos atingir uma grande porcentagem das pessoas que estão na internet, já que estamos falando das duas maiores redes de pesquisa do mundo (Google e Youtube) e das maiores redes sociais (Facebook e Instagram). Então por hora manter seus anúncios nessas duas fontes de tráfego já pode ser muito efetivo, principalmente se você estiver começando. Mas, depois de conseguir tudo o que essas ferramentas podem oferecer, pode chegar a hora de testar fontes de tráfego alternativas.
Existem imensas fontes de tráfego na internet, afinal, cada site e empresa está tentando buscar sua fatia no mercado dos Ads, mas para ter uma fatia com um bom tamanho é necessário ter muitos acessos. Outras fontes como Taboola e Outbrain utilizam espaços em alguns sites para fazer anúncios mais sensacionalistas e mais agressivos. Mas a mensagem a ser passada aqui é que novas fontes de tráfego estão sendo criadas e podem existir algumas que possam ser interessantes dependendo do ajuste de conteúdo e do público-alvo a ser alcançado.
Alguns questionamentos antes de testar novas fontes de tráfego
Antes de testar alguma das fontes de tráfego alternativas é interessante fazer alguns questionamentos para ver se realmente é necessário esse passo a frente.
Você já se consolidou nas fontes que já funcionam bem?
Antes de partir para qualquer outra fonte de tráfego alternativa é necessário se consolidar nas que já funcionam bem para quase todo mundo que as utiliza, isto é Facebook e Google Ads. Para uma empresa que está iniciando seu trabalho em anúncios online, é interessante focar nessas duas, pois é lá que a maioria das pessoas estão no momento. Então, depois de se consolidar nessas fontes é que você deve buscar a expansão em outras fontes alternativas.
A sua persona ou seu público alvo está lá?
Caso a consolidação nas plataformas “tradicionais” esteja nos trilhos, aí você deve se questionar as fontes possíveis para começar seu trabalho e também se seu público vai estar lá. Isso deve ser feito através de estudo e pesquisa das fontes, as próprias fontes devem fornecer as informações das pessoas que estão lá: Sexo, idade e até interesses (o que já pode ser inferido de acordo com o ajuste de conteúdo da fonte de tráfego).
Você não vai fazer propaganda de um delivery local de comida no Twitch Ads, certo?
Sua forma de conteúdo se encaixa na plataforma?
Essa fase final vai ser mais em questão de posicionamento baseado nas formas em que você produz conteúdo e faz suas ofertas. Se seu carro chefe forem textos e artigos não fazem sentido você utilizar plataformas que tem como foco vídeos. Esse questionamento é básico, mas é necessário. Muitas vezes nossos olhos são grandes no público que está em certa plataforma mas esquecemos de verificar se nossos conteúdos vão se encaixar ali.
Outra coisa a se questionar é se vale a pena mudar seus criativos para se encaixar em certa plataforma.
Potenciais fontes de tráfego alternativas
Twitch Ads
Twitch é uma plataforma de stream de games e recebe milhões de visitas e visualizações mensais. A maioria do público alvo são pessoas com interesse em games e temas similares. Durante um evento do jogo Counter Strike Global Offensive (CS-GO), um streamer brasileiro recebeu aproximadamente 300 mil pessoas simultâneas, existem várias contas que têm números similares e até maiores!
O Twitch Ads funciona de maneira simples: O streamer escolhe se quer veicular anúncios em seu canal e caso queira, ele ganha uma parcela para cada pessoa que vê o anúncio. Então quanto mais pessoas assistem suas lives, mais dinheiro você recebe de Ads.
Normalmente na Twitch, são veiculados anúncios de empresas que tem como ajuste de conteúdo coisas similares ao que é encontrado no site: games e séries. Sempre vejo anúncio de jogos novos e do Amazon Prime Vídeo, por exemplo. Nunca parei pra ver como funciona para o anunciante criar seus anúncios, mas, como qualquer outra fonte de tráfego, deve ter uma maneira de segmentar o público, escolher onde veicular e controle de orçamento. Um palpite é que seja parecido com os anúncios no YouTube, que você tem a opção de escolher os canais que seus anúncios vão ser veiculados.
LinkedIn Ads
O LinkedIn é a plataforma que estou escrevendo no momento e também tem um sistema de Ads. Como dito anteriormente ela atinge um público alvo próprio e é necessário analisar se seus anúncios se encaixam bem aqui.
O ajuste do LinkedIn é negócios, aqui é o lugar onde encontramos oportunidades, seja como cliente, gestor ou até uma pessoa desempregada. Aqui é o local para se fazer negócios. O LinkedIn Ads é essencial na parte de criar a presença online da sua empresa, permitindo que você encontre sua persona através de segmentações personalizadas. Estima-se que o LinkedIn tem aproximadamente 1 bilhão de usuários e, segundo uma pesquisa realizada pela HubSpot, é um ótimo lugar para a geração de leads.
Então aqui você como empresa pode criar uma estratégia de distribuição de conteúdo, anunciar vagas de emprego, buscar tráfego externo, visualização de vídeos e etc. O LinkedIn é o lugar ideal para firmar a estratégia da sua empresa através do tráfego pago e só tende a crescer cada vez mais.
Spotify Ads
O Spotify é a maior empresa de Streaming de áudio atualmente e também tem o seu sistema de anúncios. Esse sistema mostra os anúncios para os usuários do plano free, que atingem quem está ouvindo alguma coisa na plataforma, sejam músicas ou podcasts.
Os Ads são feitos em áudio e é possível utilizar uma ferramenta do próprio Spotify para criar os seus próprios anúncios. A segmentação pode ser feita escolhendo localização, atividades e até gosto musical (claro). A análise posterior do resultado é possível, como em qualquer outra fonte de tráfego.
Todos essas potenciais fontes de tráfego podem funcionar bem caso você use o ajuste correto e saiba que seu público está presente na plataforma. Mas também, não adianta dar um tiro no escuro.