nathanpa

cada dia um pouco mais inteligente menos burro

Gerenciador de negócios do Facebook: Boas práticas

Em 2020, tivemos o período eleitoral e com ele as campanhas. Com o boom das redes e mídias sociais, também vieram as campanhas digitais, onde havia a exploração dessas alternativas para buscar votos e expor ideias dos candidatos. Por isso, conheça boas práticas no Gerenciador de negócios do Facebook.

Depois do que aconteceu na eleição presidencial de 2016, com várias denúncias e polêmicas sobre o uso dos ads para a difusão de Fake News, as plataformas tiveram que tomar atitudes para que coisas similares não ocorram de novo. Algumas medidas surgiram durante a eleição de 2020:

  • Licença do anunciante para veicular ads sobre política;
  • Cadastro do candidato com todas as informações;
  • Criação de um rótulo para que o usuário saiba que é um ad eleitoral;
  • Exposição de todos os anúncios utilizados por algum tempo pós campanha.
Gerenciador de negócios do Facebook: Fake News

Essa não são todas as ações, mas são as que lembro no momento. Qualquer campanha que não utilizasse desses recursos teriam suas contas, gerenciadores e até perfis bloqueados para anúncios. Então era necessário se cuidar.

Uma onda de bloqueios

Um pouco antes do dia das eleições, o Facebook modificou suas políticas e fez uma limpa nos seus anunciantes, então a maioria das pessoas que tinham conta e por algumas vezes não seguiram as diretrizes, acabaram recebendo um bloqueio de perfil vitalício, onde nunca mais poderiam anunciar. O Facebook declarou que o compromisso dele é com o usuário e não com os anunciantes, então resolveu focar em quem anuncia certo, bloqueando qualquer anunciante passivo de “desconfiança”.

Proveniente dessa onda de bloqueios, algumas questões vieram: como anunciar de forma certa e mostrar ser um anunciante de confiança para plataforma? O que é necessário fazer para não tomar um block?

Abaixo listei algumas ações necessárias para evitar essa onda de bloqueio e boas práticas dentro do gerenciador de negócios que fazem parte da rotina de um bom gestor de tráfego.

Preencha o máximo de informações

Na aba “Informações da empresa” você pode colocar alguns dados seus ou da sua empresa. Quando se coloca o máximo de informações possíveis (Nome, CPF, endereço, CNPJ e etc), o Facebook verifica que você é confiável já que ele sabe mais sobre você. Essa quantidade de informações dá mais credibilidade ao seu gerenciador de negócio e diminui sua chance de bloqueios.

Faça o máximo de verificações

As verificações em duas etapas estão em alta agora devido a maior segurança para o usuário de várias plataformas. Esse tipo de verificação envia um código para um local secundário (SMS, Email, aplicativos de segurança e etc) para que o login não seja apenas feito com a senha cadastrada. Isso ajuda caso alguém consiga sua senha e não tenha acesso a outra plataforma, então sua conta não terá acessos indesejados.

Quando se utiliza essas verificações, o Facebook infere que você está preocupado com a segurança da sua conta, e acaba gerando mais confiança na plataforma. Quanto mais usuários dentro do gerenciador com verificação em duas etapas melhor para a segurança, então é importante implementar isso para todos os usuários do gerenciador.

Coloque mais de uma pessoa no gerenciador

Existem dois motivos principais para se colocar mais de uma pessoa no gerenciador de negócios, mesmo que alguma delas realmente não trabalhe na sua empresa de fato:

  1. Caso ocorra um bloqueio de perfil você não perde o acesso do negócio;
  2. O Facebook observa o gerenciador como de uma empresa real com funcionários.

Então é importante se atentar a isso, coloque algum familiar ou amigo para não deixar isso de lado. Sempre coloque mais de uma pessoa no gerenciador de negócios, nunca se sabe quando um bloqueio pode aparecer.

Crie um gerenciador de backup

Esse gerenciador de backup aparece geralmente em estruturas de contingência. É nele que ficarão tudo o que é importante para o negócio: contas do Instagram, páginas do Facebook, Pixels e uma conta de anúncio reserva.

No segundo gerenciador é onde ficarão as contas de anúncio que realmente serão utilizadas para anunciar com os ativos do gerenciador de backup. Essa estrutura é interessante pois quando ocorrer um bloqueio em um gerenciador de negócios, será naquele que está apenas as contas de anúncios utilizadas para anunciar e não o que estão todos os ativos importantes da empresa.

Toda essa estrutura eu aprendi na live 97 do Pedro Sobral.

Crie o pixel direto no gerenciador de negócios

O pixel é a estrutura que envia informações direto do seu site para o Facebook, assim você pode fazer campanhas de remarketing e entre outros. Existem duas opções (que eu sei) para criar o pixel: pode ser direto no gerenciador de negócios ou na própria conta de anúncios.

A partir de dados e testes, constatou-se que uma conta de anúncios é mais fácil de se bloquear do que um gerenciador de negócios, logo o pixel criado na conta é mais vulnerável a bloqueios. Para não se perder a inteligência do pixel com bloqueios, a criação no gerenciador é mais “forte”.

Resumindo, cria-se o pixel no gerenciador e o acesso é dado para a conta de anúncios utilizada, caso a conta de anúncios seja bloqueada, você ainda tem acesso ao pixel no gerenciador de negócios e pode dar acesso a outra conta. Aí você me pergunta: “E se o gerenciador for bloqueado?”, aí de fato você perde o pixel. É por isso que você deve seguir as dicas listadas acima.

Dica extra: fuja dos nichos black

Os nichos black são negócios que vão contra as políticas de publicidade do Facebook. Esses negócios não precisam ser ilegais, mas são escolhas do próprio Facebook de alguns negócios que não são interessantes para os usuários receberem anúncios. Não vou entrar em detalhes dos negócios em si, todos estão listados aqui.

O Facebook é uma ditadura, e mesmo que você tenha boas intenções e acabe caindo em um bloqueio, muitas vezes não se pode fazer nada. Então é necessário estar sempre lendo as políticas e jogando conforme o jogo para evitar situações desgostosas como um belo bloqueio.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *