nathanpa

cada dia um pouco mais inteligente menos burro

Habilidades complementares para gestores de tráfego

Acima de tudo, quando se trabalha com gestão de tráfego é necessário primeiramente saber fazer o básico, isto é, clicar nos botões corretos, criar campanhas com objetivos certos, saber o momento de otimizá-las e a partir do aprendizado constante, sempre criar campanhas melhores. Mas, existem algumas habilidades complementares para gestores de tráfego.

Então, depois que se chegar nesse nível de fazer o “feijão com arroz” bem feito, que é realmente o mais importante, outras habilidades complementares podem fazer um gestor de tráfego ganhar mais retorno financeiro e maior reconhecimento. Esse retorno é maior pois estará oferecendo um pacote completo para o negócio em que se oferece o serviço.

Mas, é necessário tomar um certo cuidado ao desenvolver as habilidades listadas nesse artigo e querer fazer o papel operacional em tudo. Caso deseje fazer tudo, invés de ganhar retorno financeiro, pode-se ganhar estresse e trabalho extra, quando não há necessidade.

“Então vou desenvolver as habilidades pra que? Se não vou usá-las”

Habilidades complementares para gestores de tráfego

Antes de mais nada, o objetivo de desenvolver estas habilidades é a capacidade de criar um senso crítico nas áreas correlatas. É pra quando for anunciar utilizando uma arte mal elaborada, saber que ela vai ter um resultado ruim ou quando uma carta de vendas estiver escrita de uma maneira que não converta, você saber o que está ocorrendo. É esse senso crítico em outras áreas que vai te tornar um gestor de tráfego completo.

Agora, vamos ver as habilidades?

Negociação

Em primeiro lugar, a necessidade da negociação vem em primeiro lugar na hora de buscar novos clientes. Quanto melhor o prestador de serviço for em negociação, mais ele vai ganhar em retorno financeiro.

Nunca li muitos materiais sobre negociação, o que sei hoje aprendi negociando e com vários testes. Essa característica é algo que se desenvolve praticando, mesmo que se saiba a teoria é necessária muita prática para repassar a confiança durante as conversas. Percebi um padrão em negociações bem sucedidas:

  • Se você acha que seu preço é acima do que querem te pagar, não feche por menos
  • Mostre resultados antes de dar seu preço
  • O cliente que mais pechincha é aquele que tem menos probabilidade de fechar
  • Determine um tempo pra reunião, não deixe “tempo aberto”
  • Sempre entregue algo a mais, deixando claro que é um “a mais”
  • Os clientes que dão mais trabalho, é os que vão pagar menos (Pareto)*
  • Utilize margem de negociação*, o cliente quase sempre quer fechar por menos
  • Se você não tem experiência, trabalhe de graça até mostrar valor

*Princípio de Pareto (80/20): É um princípio que diz que há uma proporção 80/20 em várias coisas. Por exemplo, 20% dos clientes geram 80% dos trabalhos ou 80% do faturamento vem de 20% dos clientes.

*Margem de negociação: aumentar seu preço padrão na hora de negociar, pois de toda forma o potencial cliente vai querer baixar. Quando se adiciona a margem, há maior probabilidade dele baixar para o seu preço normal.

Copywriting

Conhecido carinhosamente como Copy, Copywriting é um tipo de escrita persuasiva voltada para venda. Ou seja, você vai escrever utilizando gatilho mentais para quem ler o texto, realizar uma ação específica.

O site Resultados Digitais tem uma boa definição:

“Copywriting é o processo de produção de textos persuasivos para ações de Marketing e Vendas, como o conteúdo de emails, sites, catálogos, anúncios e cartas de vendas, por exemplo. O profissional responsável pelo desenvolvimento do texto (também chamado de “copy) é conhecido como Copywriter.”

“Então, por que é importante para o gestor de tráfego entender sobre copy?”

A princípio, a escrita para venda é algo totalmente ligado com o trabalho de tráfego. Os anúncios possuem copys nas legendas, nas imagens e nos vídeos. Quase todos tem o objetivo de passar alguma mensagem e induzir o público a realizar alguma ação. Isso quer dizer que a copy do anuncio está diretamente interligada com o resultado que ele terá.

Ter um senso crítico em relação a copywriting é uma característica importante para o gestor de tráfego, pois certa parte do resultado dos anúncios dele depende de como ele foi pensado, escrito e produzido.

Design

O design chega a ser mais importante do que o anúncio em si. Quando se une um design agradável com um conteúdo bom, o sucesso é só questão de tempo. Da mesma forma, a qualidade do design ou produção de vídeo dos anúncios está totalmente interligados com o resultado que eles vão ter. Então, é necessário focar bem nesses elementos quando se fala em design:

  • Criativo
  • Landing pages
  • Perfil de redes sociais
  • Artes em geral

O gestor de tráfego que tem uma boa visão em relação a design pode opinar na hora de produzir novos criativos. Assim, ele pode entender previamente os resultados possíveis da campanha.

Campanha com criativo ruim não performa bem. Não é necessário ser um profissional no design, mas deve-se entender o mínimo.

Visão estratégica

A visão estratégica se baseia simplesmente em entender como o negócio em que se trabalha funciona. Isso é um diferencial enorme para um gestor de tráfego. Quando se entende o modelo de negócio, pode-se criar anúncios mais incisivos, buscando aquilo que realmente é objetivo de todo o ecossistema do negócio.

Além disso tudo, a visão estratégica fornece um lugar mais alto quando se fala em hierarquia do negócio. Quanto mais visão, maior o alinhamento com o objetivo do negócio em si. É importante ter acesso a métricas de negócios, invés de simplesmente só trabalhar com métricas dos anúncios. Assim, pode-se criar campanhas que vão gerar métricas totalmente alinhada com o objetivo empreendimento.

Então, para desenvolver essa habilidade deve-se ter cada vez mais contato com negócios, entendendo como funcionam e como levá-los para novos patamares. Ainda mais, é uma das habilidades mais difíceis de se desenvolver porque é necessária muita prática e para obter essa prática, deve-se estar pro dentro de negócios.

Eventualmente, se você conseguir ser bom nas campanhas e ainda dominar essas outras habilidades, é só questão de tempo pra sua hora chegar.

Caso queira se tornar um gestor de tráfego, é só baixar o ebook que criei mostrando 10 habilidades essenciais para trabalhar com gestão de tráfego.

[rock-convert-cta id=”899″]

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *