Inteligência é necessária para o sucesso? Bom, você não precisa ser inteligente para ter sucesso. Mas isso não quer dizer que o caminho até o sucesso é fácil: você precisa aprender, desaprender e reaprender – constantemente.
“Vejo consistentemente pessoas que não são as mais inteligentes, às vezes nem as mais diligentes, subindo na vida – mas elas são máquinas de aprendizado. Elas vão para a cama todas as noites um pouco mais sábias do que eram quando se levantaram, e olha, isso ajuda, especialmente quando você tem uma longa jornada pela frente.” Charlie Munger
A ERA DOS GÊNIOS: Existe todo um movimento cultural que nos fez acreditar que para ter sucesso – principalmente financeiro e intelectual -, seria necessária uma inteligência acima da média. Não é a toa que temos uma admiração padrão por gênios e “ser inteligente” é sempre um elogio frequente para quem consideramos fora da curva. Felizmente, não precisamos ser inteligentes para ter sucesso (principalmente financeiro).
- Ficamos extasiados com histórias de gênios
- Acreditamos que inteligência é quase que um dom
- Associamos diretamente sucesso e inteligência
Bom, com base em super profissionais que já vi e convivi e em pessoas de sucesso que já acabei estudando, concluí que raramente você encontra um gênio nato em pessoas de sucesso (seja lá qual seja sua definição de sucesso).

Nota 1: Como gênios natos, pense em pessoas como Leonardo da Vinci, Steve Jobs, Mozart, Samuel Rashevksy (criança da imagem), etc. São SUPER EXCEÇÕES.
Nota 2: Existe um estudo (que não achei) que avaliou a capacidade cognitiva e o QI de pessoas ricas. Não tinha nada de anormal nem de gênio nessas pessoas. Elas são pessoas normais.
O que você precisa pra ser um bom profissional?
Ser um bom profissional não se limita aos seguintes pontos. Existem outras coisas. Mas, trarei algumas que me ajudaram muito na minha jornada até agora.
IDENTIFICAR ALAVANCAS: Suponha que existam 10 coisas que você pode fazer para dar o próximo passo. A habilidade de identificar alavancas te ajudará a encontrar uma ou duas dessas coisas que entregarão resultados para você com menos esforço. Algumas decisões que tomamos tem o poder de deixar outras tarefas mais simples ou até desnecessárias: é isso que você deve buscar.
- Se pergunte: “Qual é a única coisa que posso fazer de modo que, ao fazê-la, todo o resto se torna mais fácil ou desnecessária?”
Dica de leitura: A única coisa
SISTEMA DE APRENDIZADO: Para ser um bom profissional, você vai entrar em um ciclo de aprendizado. Para se dar bem nesse ciclo, você precisa ter um sistema para aprender, desaprender e reaprender. Quase todos os bons profissionais que conheci na minha jornada eram máquinas de aprender.
Nota: a forma de estudo padrão (livros, cursos, etc) é só um das várias formas de aprender que existem.
- Encontre sua forma de aprendizado: pessoas, experiência, material didático (livros, cursos), networking, etc
- Aplique ela constantemente. Crie um método que te faça estar constantemente aprendendo.
- Entenda o que você precisa evoluir nas várias caixinhas que existem: hard e soft skills.
- Aprenda, desaprenda e reaprenda.
- Nunca pare de aprender. Sempre se renove.
Dica de leitura: Ultra-aprendizado
RESOLVER PROBLEMAS: Da mesma forma que você precisa de um sistema de aprendizado, você também precisa de um sistema para resolver problemas. As profissões mais bem remunaradas atualmentes são para pessoas que resolvem problemas.
- Assim como no aprendizado, a abordagem de resolver problemas é algo bem pessoal. Encontre uma que funcione melhor pra você
- No geral, o método não importa muito, o importante é o problema ser bem resolvido
- Um bom sistema de resolução de problemas contempla as etapas: identificação do problema, formulação da resolução, plano de ação, documentação e descrição do sistema
Se você souber como resolver problemas, sempre terá trabalho para você.
O ciclo de aprendizado
Como não somos gênios, somos limitados para muitas coisas. Pra isso você deve ser o melhor possível com o que você tem a disposição. Então, você precisa entender bem o processo de aprender novas coisas, excluir ideias ultrapassadas e renovar seu conhecimento constantemente. É esse ciclo que é o segredo.
NOSSAS GAVETAS SÃO LIMITADAS: Pense que você tem gavetas de conhecimento limitadas na sua cabeça. Você precisa escolher com cuidado o que terá nessas gavetas, são elas que vão definir como você lida com o mundo.
O processo de “gestão das gavetas”:
- Escolha bem o que você precisa saber para lidar com o seu mundo
- Saiba que o que você sabe é limitado, então não desperdice suas gavetas
- Categorize suas gavetas: profissional, intelectual, esperitual, pessoal, diversão, etc
- Aprenda constantemente: mantenha o que ainda é útil, desaprenda o que é inútil, atualize o que é necessário
- Repita esse ciclo sempre que necessário, sempre seja um crítico de si mesmo
- Não desperdice conhecimento
Nota: eu gosto de utilizar modelos mentais como ferramentas para lidar com o mundo. São esses modelos que estão nas minhas gavetas.