Muitas vezes já comentei aqui da importância em dedicar um pouco dos investimentos da sua empresa para tráfego pago. No início você tem que decidir primeiro entre ferramentas de intenção ou atenção baseado na sua estratégia de marketing. Se você chegou no ponto em que sabe da necessidade do tráfego pago, e está se questionando: “quanto investir? E se investir pouco em tráfego, ainda vale a pena?” esse artigo é para você.

Não é segredo que muitas empresas tem pouco caixa, muitas vezes só dando para despesas mais fixas/corriqueiras. O dono normalmente acha que o investimento em geração de tráfego pago não é necessário, vendo até como um gasto. O primeiro passo antes de começar a gastar comprando tráfego é ver isso como investimento, pois trazendo pessoas para o seu negócio ele tende somente a crescer, seja em nome ou em vendas.
Agora que você sabe que o tráfego pago é um investimento que vai trazer retorno, o próximo passo é saber o quanto investir. Em um primeiro momento não é necessário investir quantias imensas de dinheiro. Também devo frisar que pequenas quantias não trarão resultados tão expressivos assim no início do processo. Então, se não vai trazer resultados, por que ainda investir?
Os tipos de remuneração que um negócio pode ter
Esse é um conceito que não é trivial e depois que se vê, pode ser um ponto de virada no business. Por mais que o que movimente a criação e operação de um negócio seja o financeiro, nem toda remuneração parte dessa premissa. Existem outros tipos de remuneração, e no final todas elas agem em prol de um mesmo objetivo: gerar mais dinheiro no longo prazo. Vou mostrar algumas logo abaixo.
Remuneração em dados
Existe uma frase muito utilizada hoje em dia quando se fala em coisas grátis:
Se o produto for de graça, você que é o produto
Daria os créditos ao autor se soubesse quem é.
Seguindo o raciocínio, quando você dá algo sem custo a alguém, você em troca pode obter algo que pra ele não tem custo financeiro, mas pra você pode valer muito: dados.
Dados sobre seu potencial cliente são patrimônio de empresa pois você entende através de análises o padrão de interesse dos prospects, e a partir desses dados você pode procurar pessoas similares que em algum momento comprem de você. Um bom exemplo disso é a troca de informações pessoais para se baixar algum material (livro, ebook, mini curso e etc).
Remuneração em conhecimento
Uma coisa que andei refletindo recentemente é que quando você já sabe fazer algo, você ganha tempo em relação a caso não soubesse, e ganhando tempo, você ganha dinheiro. Então, juntando tudo: conhecimento vale dinheiro.
Sabendo mais sobre processos, conceitos chaves e tendo prática sobre certas coisas, você ganha tempo. Quando se lê um livro ou faz um curso, você não está só ganhando conhecimento, como também tempo e, com esse tempo ganho, você pode fazer dinheiro!
Remuneração em dinheiro
A remuneração em dinheiro é quando alguém ver valor no que você oferece e paga algo em troca. Normalmente é a remuneração mais buscada do mercado e é a que as pessoas menos sabem obter. A partir das remunerações citadas anteriormente você pode fazer dinheiro de alguma forma. Na minha visão, o dinheiro deve ser focado a longo prazo, depois que você oferece valor ao seu cliente.
Investir em tráfego pago com pouco dinheiro compensa?
Esses exemplos de remuneração foi pra mostrar que nem sempre com suas campanhas você vai receber um retorno financeiro, mas você pode obter outras coisas que a longo prazo vão servir muito. Outra coisa interessante a se obter investindo pouco e constantemente é a criação do hábito de sempre dedicar uma verba para anúncios, que no início não darão resultados, mas podem gerar tração no business em algum momento.
Finalmente, o investimento com pouco dinheiro compensa, nem sempre gerando dinheiro no bolso. Algumas vezes você pode obter dados do seu potencial cliente e outras vezes conhecimento que vão gerar uma economia de tempo para se trabalhar e por consequência, obter mais dinheiro.
Quando eu comecei a investir em tráfego com o objetivo de aprender, eu investia R$ 30,00 por mês, e no inicio não deu um bom resultado, mas me gerou um aprendizado que, hoje, quando gerencio pouco dinheiro, já sei pra onde ir e como tirar o máximo proveito disso.
Jamais subestime os dados, o conhecimento e o tempo. À longo prazo é o que vão te fazer crescer.