nathanpa

cada dia um pouco mais inteligente menos burro

O tráfego pago não é um bote de salva vidas, ele é um motor mais potente. Ele não salva negócios falindo, apenas acelera aqueles que já possuem resultados. Assim, o tráfego pago não salva a vida dos negócios.

Isso me lembra algo..

Eu estava sentado, trabalhando em algo que não me lembro bem agora, até que uma mensagem chegou.

“Não estamos vendendo nada. Estou começando a achar que esses dados que você me envia estão alterados.”

Sobretudo, era um cliente insatisfeito. Ele falava que os dados que estava nos meus relatórios de tráfego eram mentira pois não batiam com o que ele estava vendo no gerenciador de negócios.

Nesse sentido, calmamente respondi: tudo bem, podemos resolver isso agora. Vou conferir esses dados.

Por dentro eu estava desesperado.

Não fazia nem 3 meses que trabalhava com marketing digital e esse cliente já tinha se mostrado bem desconfiado quando fechou comigo. Por mais que ele me pagasse R$ 50,00 por mês, eu tinha muito medo de perdê-lo.

Aquela pequena experiência que tinha era minha única esperança para ser alguém dentro desse nicho.

Depois de bater os dados, percebi que estava tudo certo e conferi.

Mas ainda não era o fim. Outra mensagem chegou.

“Mas esses resultados não estão bons. Esses cliques não estão sendo convertidos em vendas.”

Mas, o que ele não entendia, é que isso não era problema meu. Minha parte estava sendo feita da maneira correta.

Ele via o meu trabalho como um bote de salva vidas.

Mas, o que ele não entendeu e o que muita gente precisa entender é que investir em tráfego pago só compensa para um negócio que já funciona, já vende (mesmo que pouco) e tem uma boa operação.

Se você parar para pensar, se o negócio não vende no orgânico, ele não vai vender também, mesmo que todo mundo veja aquela oferta.

Se a oferta não é boa, ela não vende. Independente do alcance.

Quando falo em oferta, isso não é só o preço x valor, também entra outros detalhes.

O tráfego pago não salva a vida dos negócios

A visão do público em relação ao negócio

Se o público possui uma visão negativa sobre um negócio, seja por boatos ou por realmente o negócio deixar a desejar, não vai ser o tráfego pago que vai salvar a vida dele.

Isso mostra que a credibilidade do negócio também conta na hora de aparecer mais.

Se mesmo que pra pouca gente o empreendimento gera uma ótima visão, isso tende a se manter para um público maior. Mas, a inversa também é real.

O tempo de mercado

Algo novo dificilmente vai vender muito no primeiro contato com alguém, a não ser que exista uma oferta muito boa.

Mas falando em geral, negócios novos, sem nome, tendem a funcionar menos com estratégias de tráfego.

O ideal nesse caso é criar nome, ter um boa impressão orgânica. Depois disso o tráfego pago chegaria para acelerar o processo.

Existem exceções, mas elas não tiram a regra.

A marca

Se a Apple criasse um novo iPhone e impulsionasse a venda, você acha que venderia?

Pois é.

Esse é o poder da marca.

Marca menos consolidadas tendem a ter mais trabalho no mundo dos anúncios online, utilizando muitas vezes estratégias de reconhecimento antes de tentar vender de fato.

“Tudo bem, agora entendi que preciso de uma boa oferta para vender, mas como melhorar minha oferta?”

Na verdade, não é a oferta que deve ser melhorada e sim o negócio como um todo.

Um dia eu li algo que faz muito sentido para esse tópico:

“Trate qualquer cliente como o único do negócio, como se ele fosse responsável de pagar todas as suas contas.”

Se todo negócio fizesse isso, a concorrência seria enorme. Mas na verdade, quase nenhum faz.

Para melhorar o seu contato com o cliente você deve entender as seguintes etapas.

As etapas de contato com o cliente

Pré venda

Antes da venda o seu objetivo é fazer o cliente comprar, mas isso não é um ato, é um processo.

É aqui que estratégias de funil de vendas e inbound marketing devem ser utilizadas com maestria: produção de conteúdo, identidade visual bem definida e outros fatores que transformarão o seu público alvo em sua audiência.

Nesse momento, deve-se prevalecer o papel do vendedor ilusionista, que é quando você está vendendo por baixo dos panos. O público não vê a intenção da venda ainda.

Algumas coisas que podem ajudar nessa etapa:

Produção de conteúdo: ninguém aguenta marcas que estão sempre vendendo, mas marcas que tentam ajudar sua audiência sempre são bem vindas em todos os nichos. Sempre há algo no seu nicho que pode ajudar sua audiência, pense nisso.

Documentação de jornada: caso ainda não tenha bagagem o suficiente para se posicionar como um especialista, você pode documentar sua jornada, mostrando seu desenvolvimento nos estudos e sua evolução.

Não vender o tempo todo: vale ressaltar esse ponto. Não venda o tempo todo, ninguém segue um perfil querendo receber oferta de vendas a cada 5 minutos.

Entregue mais do que o esperado: entregar a um cliente o que ele espera vai deixar ele feliz, mas entregar além do que ele espera vai fazer ele voltar mais vezes. E é isso que um negócio focado em LTV quer.

Venda

A venda é o momento da oferta, que realmente a sua audiência vai ser impactada com algo que já envolve um valor.

O momento da venda envolve dois princípios simples: valor e preço.

Valor é o que você oferece. Preço é o que o cliente paga em troca disso.

A ideia da venda é parecer que você está oferecendo um valor superior ao preço que você está cobrando. Assim, o potencial cliente não vai se sentir que está perdendo no momento da transação.

Então, a ideia é que você faça a melhor oferta possível no momento da venda.

Pós venda

O objetivo do pós venda também é simples: o que você vendeu tem que cumprir o objetivo dele com o cliente.

É aqui que estratégias de Customer Success (Sucesso do cliente) se fazem necessárias.

Inclusive, deixo a recomendação desse livro.

Então, depois de organizar isso e conseguir fornecer a melhor experiência possível para o cliente, você já está apto para utilizar o tráfego pago para aumentar o alcance do seu negócio.

O tráfego pago é uma das melhores ferramentas de marketing da nossa época, mas ele não faz milagre.

Na verdade, nada faz.

Antes de mais nada, o que vai fazer o seu negócio chegar no patamar de várias vendas é trabalhar cada etapa da maneira certa, fazer testes constantes e entender o que funciona mais para ele.

Não existe uma fórmula que vai fazer um negócio decolar.

Por fim, o que existem são boas práticas que vão gerar um entendimento melhor do negócio. Com esse entendimento, você vai saber o que funciona e o que não funciona e focar na coisa certa.

Você também pode aprender o que faz o seu negócio crescer da maneira mais rápida lendo este artigo.

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