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Otimização de campanhas com orçamento

Anteriormente, em outro artigo já tratei sobre a otimização de campanhas através dos criativos. Acima de tudo, segundo meu principal professor de tráfego, Pedro Sobral, existem várias maneiras de se otimizar uma campanha, sendo as principais:

  • Orçamento;
  • Públicos;
  • Criativos.

Como já tratei de criativos, restam mais duas otimizações para se falar. Mas, neste artigo, vamos focar em orçamento, que é menos acessível para vários negócios, mas tem um peso enorme. Antes de entender sobre a otimização de fato, é necessário falar um pouco sobre o leilão, que é a maneira que a plataforma decide se os seus anúncios vão aparecer para os usuários ou não.

O leilão

O leilão é uma metodologia aplicado tanto no Google quanto no Facebook, é através das premissas dele que é decidido se o seu anúncio aparece ou não para certos usuários. Então, quando queremos otimizar campanhas ou queremos aparecer para mais pessoas, precisamos entender sobre ele. O conceito de leilão é essencial para otimizações.

Tudo o que você precisa saber sobre leilão está normalmente na central de ajuda das plataformas, mas vou resumir um pouco do que elas levam em conta para mostrar um anúncio a um usuário.

Leilão (Google)

Leilão (Facebook)

Depois que se define um público alvo, você vai “concorrer” com outros anunciantes para seus anúncios aparecerem para o público escolhido. Alguns fatores vão pesar na plataforma no momento da decisão de mostrar ou não esse anúncio:

Lance

O lance é o valor que você está disposto a pagar. Esse fator funciona como um leilão tradicional: quem paga mais ganha o prêmio, que é a atenção das pessoas. Então se ocorrer um empate nas duas próximas categorias, o maior lance determina para quem o anúncio vai aparecer naquele momento. Ele é o mais simples de se otimizar, mas nem sempre os anunciantes tem o orçamento necessário para fazê-lo, sendo necessário muitas vezes utilizar outras estratégias.

Taxa de ação ou limite mínimo de classificação

A taxa de ação é um cálculo realizado pela plataforma que determina se o público está agindo conforme o anunciante espera. Isto é: se estão clicando nas campanhas de tráfego, convertendo nas de conversão, engajando nas campanhas de engajamento e etc.

Baseado nesse cálculo, a plataforma determina se o seu anúncio cumpre com o que é proposto, e caso consiga uma boa pontuação ele pode sair na frente de outros que não estão conseguindo bons resultados em seu objetivo.

Qualidade do anúncio

A qualidade do anúncio se resume ao criativo. Se as pessoas estão interagindo e se envolvendo com ele, se ele não passa nenhuma mensagem sensacionalista ou falsa, se ele segue as políticas de privacidade da plataforma. Do mesmo modo, é feito um cálculo que verifica a qualidade. Bons criativos, mesmo com um lance menor, podem se sobressaírem no leilão.

O custo por resultado

Sobretudo, quando se cria uma campanha, normalmente escolhe-se alguma métrica que vai norteá-la , as métricas variam por campanha e também por anunciante. No meu caso, por exemplo, atualmente eu olho dessa maneira para essas:

  • Tráfego: Cliques/Custo por Clique (CPC);
  • Alcance: Custo por 1000 contas alcançadas (CPM);
  • Conversão: Conversões e Custo por Conversão/Lead (CPL);
  • Videoview: Thruplays/Visualizações de 50%;
  • Pesquisa (Google): CPC e Click Through Rate (CTR).

Mas o que acontece várias vezes é aquele questionamento:

Meu custo por resultado aumentou, minha campanha está ficando cara?

A primeira coisa a se entender é que não existe nem campanha cara nem barata, existe o valor que você está disposto a pagar no resultado. Esse detalhe vai definir se sua campanha precisa ou não de otimização.

Se você está disposto a pagar 3 reais em um lead e ele está custando 2 reais, você pode aumentar um pouco do seu orçamento para conseguir mais escala. No mesmo caso se estiver pagando 4 reais, você tem que alterar os outros fatores (Taxa de ação e qualidade do anúncio) para otimizar sua campanha, pois seu lead já passou do preço que você está disposto a pagar.

Sempre se direcione pelo valor do seu resultado, não compare com outros negócios.

Otimizando campanhas com orçamento

Imagine essa situação hipotética:

Primeiramente, você está rodando uma campanha de conversão com foco em leads para um lançamento. Do mesmo modo, seu valor ideal de lead é R$ 10,00. Então você está pagando R$ 9,00 no lead e até agora conseguiu 1000 leads. Mas, quer dizer que sua campanha tá barata?

Não, você pode otimizar e conseguir escala.

Vamos para uma conta de padaria:

R$ 9,00/lead – 1.000 leads – Valor gasto: R$ 9.000

Aumentou o orçamento da campanha em R$ 6.000:

R$ 10,00/lead – 1500 leads – Valor gasto: R$ 15.000

Você agora está no seu valor ideal de CPL e aumentando R$ 1,00 por lead, aumentou sua escala em 50%.

Com essa lógica, você pode otimizar suas campanhas mudando apenas o orçamento.

É importante a vigilância das campanhas em outros aspectos pois criativos saturam e públicos também!

Para finalizar a série de otimizações, só faltam os públicos. Estarei postando em breve!

Concluindo, lembre-se que você está sempre a uma otimização de dobrar seus resultados. Sempre otimize!

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