nathanpa

cada dia um pouco mais inteligente menos burro

Performance marketing só funciona com estrutura

Nos meus tempos de freelancer, eu negava quase todos os clientes que me solicitavam serviço de performance marketing.

Nesse tempo, recebia prospecções de negócios que achavam que fazer alguns anúncios iriam trazer muitos clientes e vendas com um investimento baixíssimo. Mesmo com o potencial de ganhar mais, na época, eu neguei todos esses.

Tráfego pago só funciona com uma estrutura.

Performance marketing: metáfora da visita

A METÁFORA DA VISITA: Faça de conta que seu negócio é uma vitrine e o tráfego gerado (seja pago ou orgânico) são as pessoas que passam em frente a essa vitrine. Se a sua loja não estiver pronta para receber essas pessoas, não importa o tamanho do fluxo, a loja não vai vender.

  • A vitrine representa o criativo
  • A loja em si representa o ambiente de conversão (lead, venda, etc)
  • O atendimento representa o vendedor

Se todas essas etapas não estiverem alinhadas com a estratégia, todo investimento em performance é em vão. Quem passar na frente vai ignorar e quem entrar não vai converter.

Isso parece ser marketing digital básico, mas existem muitos negócios que ainda não entenderam isso.

O único cliente convertido

Performance marketing: ambientes de conversão

ANTES DA PERFORMANCE: Uma coisa que eu sempre recomendo para qualquer negócio é validar sua estrutura de conversão antes de buscar escalar.

1. Se você não converte 1 de 10 potenciais clientes que chegam de forma orgânica, aumentar o fluxo não vai resolver seu problema
2. Foque em criar uma estrutura de conversão que funcione
3. Só depois de validar essa estrutura, o foco precisa ser escalar através de mídia paga

Ou seja: tráfego pago só salva negócios que já funcionam em pequena escala

Estruturas de conversão

Performance marketing: estruturas de conversão

AMBIENTES DE CONVERSÃO: Eu já escrevi um artigo focado em como melhorar ambientes de conversão (landing pages, produtos, etc). Se quiser ler ele completo, o link é esse.

PERFIL DE REDE SOCIAL: Querendo ou não, redes sociais também funcionam como ambientes de interação e conversão. Elas são meios onde pessoas chegam (organicamente ou por mídia paga) com a possibilidade que elas fiquem ou interajam, para que depois se tornem clientes. O ponto é que muitas vezes o perfil não está pronto para receber visitas.

Algumas coisas importantes para tornar um perfil um bom ambiente para receber visitas:

Bio do Insta: Henrique Armelin

  • Bio: A Bio deve definir o que você faz de uma maneira simples (e até criativa). A ideia é ter uma frase onde o visitante consiga entender instantaneamente o que você fez. Existem outras visões mais criativas que geram curiosidade para fazer as pessoas acompanharem.

Destaques: Pedro Sobral

  • Destaques: Eles são a extensão da Bio. Agora que a pessoa decidiu se aprofundar de acordo com o contato inicial – que é a bio -, os destaques precisam complementar. Então responda perguntas como: (i) O que você faz, (ii) Como você faz, (iii) Você vende algo?, etc.

CTA: Icaro de Carvalho

  • CTA: É a sua bala de prata. Se um potencial cliente chega qualificado a ponto de comprar, facilite o caminho dela. Um ponto interessante sobre CTA é que ele deve ser alinhado com o público mais generalista (então não venda um produto de R$ 127.000 no link da sua bio)

Feed: Agência de Bolso

  • Feed: O feed normalmente deve refletir bem o que a pessoa procura no seu perfil. Se você fala de copywriting e seu feed é lotado de vídeos jogando futebol, é muito difícil que o visitante te acompanhe. Ele chegou por um motivo, ele precisa do reforço desse motivo pra ficar.
Stories: meu perfil
Siga meu perfil no insta: @nathanpalhares
  • Stories: Redes sociais requisitam atividade. Sabe um motivo que faz com que as pessoas não fiquem em um perfil? Não há atividade. Ou seja, não há stories. Esse é um dos principais erros de quem roda tráfego para perfil, não ter milhões de stories coerente com o conteúdo dos anúncios.

Tema das imagens: J.R.R Tolkien

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *