A partir da filosofia Sobral de tráfego, a função do gestor se resume a algumas tarefas: gerar dados; planilhar dados, analisar dados e otimizar campanhas (Através da análise).
Falando por mim, antes eu tinha um pouco de preconceito em planilhar os dados fora dos gerenciadores, pois eu teria facilmente acesso a eles. Mas quando você os tira das plataformas e coloca em planilhas específicas voltadas para aqueles dados, vários benefícios podem aparecer.
Vamos conhecer alguns deles?
Benefícios do planilhamento de dados
Esses são alguns dos benefícios que percebi depois que comecei a fazer a coleta dos dados diários.
Facilidade em analisar os dados
Mesmo que nas ferramentas estejam recheados de dados das campanhas, você não vai precisar analisar todos eles. Para uma menor poluição de dados, você coleta só os que vão ser relevantes para sua análise. É uma boa ideia frisar que os dados variam muito com o que seu cliente quer ou com a forma que você mesmo faz a análise. Outra coisa é que campanhas diferentes requerem dados diferentes para análise.
Então, o que você considera mais fácil? Coletar dados escolhidos por você e analisá-los de forma isolada ou ter que mexer nos gerenciadores e analisar imensos dados (às vezes até desnecessários) das campanhas?
Existem certas métricas que ditam o caminho das campanhas, por exemplo, na minha opinião o que mostra o caminho de uma campanha de conversão buscando leads é o custo por lead. Esse custo vai direcionar se sua campanha está gerando leads com valor que você possa pagar ou se a escala está pequena. Outros tipos de campanha tem outras métricas chave para análise, cabe ao gestor de tráfego escolher melhor a que representa o sucesso daquela campanha.
Conhecer o business em que se trabalha
Existem períodos específicos para você coletar dados, eu prefiro planilhar dados diários para observar algum problema que possa surgir diariamente. Além disso eu estou sempre por dentro das campanhas e como estão se comportando as métricas chave daquele business.
Outro motivo de planilhar dados diários é caso o expert precise de algum dado ou relatório informal de maneira urgente eu já tenha aqueles dados na ponta da língua, considerando que todos os dias estou coletando eles.
Coletando os dados
Abaixo vou descrever um passo a passo de como eu faço para a coleta dos dados, caso você não saiba muito bem como começar. Recomendo inclusive que você não utilize minha metodologia, encontre a sua própria. Para criar a minha eu tomei como base a planilha fornecida pelo Pedro Sobral nas suas aulas sobre planilhas e coletas de dados.
1 – Escolha as métricas por campanha
Depois de escolher o período e separar suas planilhas por meses (uma planilha para cada mês), escolha as métricas de análise para campanhas. Para campanhas de tráfego, que é a que mais faço normalmente eu coleto os seguintes indicadores: resultados, alcance, custo por resultado e valor gasto. Assim posso analisar como estão os resultados, a média de resultados pelo alcance, o custo por resultado e se gastou tudo previsto para o dia. Caso tenha gastado tudo, isso implica que o público está amplo o suficiente para alcance.
2 – Separe as campanhas por tipo
Você pode colocar várias campanhas diferentes em uma mesma planilha, existem negócios que sempre fazem campanhas similares mensais, então você já pode deixar elas pré definidas com suas principais métricas. Caso apareça uma campanha de teste ou algo do tipo, é interessante criar uma planilha específica para colocar esses dados.
3 – Coloque as plataformas distintas
Se for relevante para seu negócio, também separe as plataformas, por exemplo:
- Facebook Ads: Facebook, Instagram e Audience Network;
- Google Ads: Rede de pesquisa, rede de display e Youtube.
Assim você pode observar quais plataformas estão dando mais retorno e resultados e assim posteriormente você pode focar mais no que tá dando certo e eliminar orçamentos naquilo que o resultado não está sendo tão expressivo quanto desejado.
4 – Crie o hábito de preencher
Não adianta de nada criar e organizar as planilhas se elas não vão ser preenchidas, então escolha um momento no dia que você vai preencher as planilhas e analisar os dados, seja lá qual período você escolheu para preencher: diário, semanal ou quinzenal. Não acho interessante preencher mensalmente, devido a muitas coisas acontecerem em um período de tempo tão grande e também por a análise não ser tão efetiva. Lembrando que tudo isso é minha opinião, caso você ache interessante, pode fazer.
Esse é um exemplo de uma planilha de um cliente meu. A campanha descrita é de tráfego, está separada por plataforma e cada uma tem suas métricas que acho interessante analisar para campanhas de tráfego. A primeira coluna é o dia do mês, então essa é uma planilha diária.