nathanpa

cada dia um pouco mais inteligente menos burro

Produtividade: o que aumenta minha performance

Não me considero a pessoa mais produtiva do mundo, mas creio que fico acima da média. E a fórmula mágica dessa produtividade é simples de se realizar, mas difícil de conseguir: Não procrastinar, começar logo sem pensar muito.

Produtividade

Como qualquer coisa, no início é algo bem complicado e difícil de desprender-se a rotina anterior, mas é possível. Antes de mostrar coisas que me ajudam, eu queria mostrar uns conceitos que me ajudaram demais a aumentar minha produtividade.

Conceitos

Estado de Luta x Estado de Flow

Esse eu aprendi nesse podcast aqui.

Você já começou a fazer uma atividade que você tava procrastinando ela e quando finalmente chegou ao momento de fazer chegou a pensar:

hum, até que não é tão chato, deveria ter começado antes.”?

Esse momento em que você começa a fazer a tarefa mesmo não querendo de jeito nenhum é chamado estado de luta. É quando você tá indo contra cada fibra do seu ser para realizar aquela tarefa que tem que ser feita.

Já o estado em que você tem pensamentos como:

“devia ter começado antes”, “até que é legal”, “não é tão ruim

é chamado de estado de flow. É quando você está no fluxo da tarefa, e o que está fazendo fica prazeroso. Então quando for fazer algo pense mais no flow do que na luta.

A regra dos 20 segundos

Essa regra eu aprendi no livro: “O jeito Harvard de ser feliz”.

Essa regra é quase um “hack” e, por mais que odeie coisas desse tipo, essa funciona muito bem. Bom, ela consiste basicamente em você facilitar o acesso de uma coisa para realizar certa ação, só que essa coisa a qual você facilita o acesso demora 20 segundos para se fazer e são esses 20 segundos que impedem de você realizar a ação. Complicado né?! Vamos para os exemplos:

Quero tocar violão

Suponha que seu violão fica dentro do seu guarda roupa e você quer começar a praticar, só que quando você pensa que vai tirar ele do guarda roupa pra começar a tocar, você desiste de tocar e acaba fazendo outra coisa. Tirar o violão do guarda roupa demora 20 segundos, mas te impede de você praticar. Então o que você faz? Deixa o violão em um lugar mais acessível para não pensar “vixe, tem que tirar do guarda roupa”. Assim você estará mais propenso para realizar a tarefa

Correr ao acordar

Você quer iniciar uma rotina de corridas assim que acorda, mas nunca conseguiu. Pensamentos como: “tenho que trocar de roupa ainda..” podem impedir de você realizar a tarefa proposta. Você pode utilizar a regra dos 20 segundos nessa situação dormindo com a roupa que você vai correr e deixando o tênis próximo a cama, até porque normalmente roupas de exercício físico são bem confortáveis e dá pra dormir com elas. Assim, você vai ter um incentivo a mais para fazer a corrida ao acordar.

Inércia

A inércia é um conceito da física que diz que um corpo tende a permanecer fazendo o que ele tá fazendo. Então se uma pessoa está dormindo, ela tende a permanecer dormindo. Mas a forma que utilizo a inércia no meu dia a dia é na questão de intercalar tarefas similares deixando-as próximas. Tarefas que envolvem algo mais físico ficam seguidas e o mesmo acontece para aquelas que requerem mais trabalho mental. Também utilizo para os lugares que realizo a tarefa.

O que eu faço para aumentar a produtividade

Aqui vou mostrar algumas coisas que eu particularmente faço e que incrementam muito a minha produtividade. Eu não implementei tudo do nada, foi um trabalho continuo de estudo e teste. Esses testes e estudos acontecem até hoje porque eu estou sempre tentando melhorar minha produtividade.

To do list

To do list é um nome chique para “lista do que fazer”. Todo santo dia, normalmente antes de dormir eu escrevo o que fazer no próximo dia usando o aplicativo Google Keep. Tenho uma metodologia própria utilizando com base o conceito da inércia explicado antes que deixo tarefas similares em seguida para não sair tanto do roteiro geral daquele tipo de tarefa. É comprovado que, quando você anota o que vai fazer, você tende a fazer a maior parte daquelas tarefas pois surge prazer em você marcar que a tarefa está feita.

To do list

Alguns livros indicam caso consiga fazer tudo que está na sua lista no dia, você coloque uma recompensa para si mesmo no final do dia. Eu particularmente não uso essa estratégia pois já vejo a recompensa durante o trabalho, considerando que muitas das coisas que faço eu realmente gosto.

Base de rotina

Há algum tempo eu escolhi algumas tarefas que realmente me fizeram bem e imaginei se eu ia querer continuar com essas coisas em cerca de 20 anos (longo prazo), algumas coisas eu não tive certeza e outras tive certeza que queria continuar fazendo. Então com base nessas coisas que vou querer fazer no longo prazo é que crio minha rotina. Atualmente são:

  • Leitura
  • Exercícios
  • Trabalhar
  • Aprender algo novo
  • Estudar
Produtividade: rotina

Com base nessas tarefas eu crio minha rotina e distribuo as tarefas. Sempre fazem esse questionamento: “Mas lendo você não aprende algo novo não?”. Não. Essa questão de aprender algo novo é mais voltada para a parte do trabalho em si, então é aprender algo novo que me faça melhorar como profissional.

Música

Produtividade: música

A música tem um papel muito importante na minha vida e consequentemente na minha produtividade. Você tem a opção de colocar uma música condizente com seu humor ou mudar seu humor com base na música escolhida, essa segunda opção é bem difícil quando são sentimentos mais complicados de lidar.

O que eu faço é ficar mais animado para fazer certa tarefa colocando músicas animadas e que me fazem pensar que estou com mais energia, sempre funciona bem. Outra coisa que funciona bem é colocar uma música bem alta e animada assim que acordo, me ajuda a sair da cama.

Autoconhecimento

Se conhecer é uma das coisas mais importantes, no meu ver, para uma boa vivência e uma qualidade de vida superior. E essas questões estão totalmente ligadas a produtividade, porque, ao se conhecer, você vai saber em que horário é mais produtivo, o que afeta sua produtividade e quais gatilhos te fazem sair do flow (citado antes). Além disso tudo tem a questão crucial da produtividade: fazer o que gosta.

Produtividade: autoconhecimento

Quando se faz o que gosta, você tem um incentivo além de qualquer remuneração ou suprir alguma carência que possa existir de reconhecimento. Só o ato de fazer o que gosta aumenta de forma extrema sua capacidade de fazer alguma coisa. O exemplo é quando você acorda para fazer algo que não gosta, você reluta. Mas quando é algo que você gosta, já se da vontade de levantar e ir fazer. Então, acima de tudo estude a si mesmo e se conheça.

Olhando para dentro, acho que esse foi um dos melhores conteúdos que já produzi e fico feliz com essa evolução. O objetivo é esse, sempre pra cima.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *