Talvez, os públicos de interesse do Facebook Ads, sejam os públicos mais importantes para quem está começando a anunciar.

Mas, até coisas muito importantes precisam ser utilizadas da maneira certa.
Antes de mais nada, existe um script que qualquer conta do zero pode utilizar os públicos certos até chegar em uma estratégia consistente de longo prazo, onde em um certo momento, os melhores públicos serão encontrados.
Ainda mais, eu tenho certeza que todos os gestores de tráfego de alto nível utilizam algo similar em suas contas. Mas nenhum chegou a falar nada em aulas ou curso, por não terem percebido que há um método envolvido na busca dos melhores públicos.
Nesse sentido, essa estratégia funciona começando com um dos públicos mais subestimados dentro do tráfego pago: os públicos de interesse do Facebook Ads.
Existem 3 grandes grupos de públicos no Facebook Ads:
Públicos Personalizados
A princípio os públicos personalizados são a base da audiência do Facebook Ads (Facebook + Instagram). Assim como, representam as audiências de um perfil, página ou site.
Eventualmente, são pessoas que já conhecem o perfil, que consomem conteúdo, visitam páginas e interagem com os ativos (perfis, páginas, sites, catálogos etc).
Alguns exemplos:
- Visitou o site nos últimos 30 dias
- Visitou o Perfil do Instagram nos últimos 30 dias
- Comprou nos últimos 30 dias
- Viu 50% de um (ou mais) vídeo(s) do Instagram ou Facebook
Nesse sentido, acima, estão apenas alguns dos públicos possíveis. Existem mais uma imensidade de públicos personalizados para criar e testar.
Contudo, a longo prazo, esses são os públicos mais importantes para uma estratégia vencedora.
Mas, para um perfil iniciante, eles não se mostram tão úteis assim, pois a inteligência da ferramenta ainda é limitada.
Públicos semelhantes (Lookalikes)
Primeiramente, os públicos semelhantes são criados com base em um algoritmo do próprio Facebook.
A princípio é escolhido um público base, que vai ser um público personalizado. Do mesmo modo, a inteligência da plataforma vê um padrão nessa base e busca uma quantidade limitada de pessoas muito parecidas entre os usuários do Facebook e Instagram.
Analogamente, um local base também é escolhido para o público ser inserido nele, normalmente um país ou região.
Assim também, há a possibilidade de escolher a afinidade do público semelhante em relação a base, em uma escala de 1% até 10%, sendo 1% mais parecido e 10% menos.
Públicos salvos (de interesses)
Os salvos são públicos criados através de dados demográficos.
Em seguida, através da imensidade de dados que a plataforma tem dos seus usuários, é possível criar um público com base em premissas básicas demográficas.
Alguns exemplos das premissas:
- Faixa de idade
- Localização
- Gênero
- Idiomas
- Interesses (mais detalhes abaixo)
Os interesses são assuntos, marcas, comportamentos e outros dados que categorizam pessoas dentro dos usuários. Com isso, é possível criar público com interesses específicos.
Nesse sentido, é possível criar públicos com base no seu nicho e nos dados do seu cliente ideal.
Igualmente, há uma imensidade de dados possíveis para criar estes públicos, inclusive cruzar dados buscando algo mais específico.
Mas, porque os públicos de interesses são os mais importantes?

Antes de mais nada, suponha uma conta nova, que vai precisar começar a anunciar. Essa conta não tem nenhuma base.
Como ela vai utilizar os públicos semelhantes se não há nenhuma base?
Contudo, como vai criar base se não tem dados nos perfis e páginas?
A única alternativa são os públicos salvos.
Em um certo momento, os públicos personalizados e semelhantes serão o centro das estratégias da conta, mas no início vai precisar dos interesses para crescer.
Acima de tudo, eles são importantes, pois no início de uma jornada de anúncios, acabam sendo a única alternativa.
Até chegar em um ponto onde os 3 públicos serão utilizados simultaneamente, você deve seguir um roteiro para criar uma base e depois, escalar os resultados.
O roteiro dos públicos: do início à escala
Abaixo, você verá um roteiro partindo de uma conta nova, partindo da criação de base até a escala.

Criando uma base
O primeiro passo rumo aos melhores públicos é criar uma base de pessoas que estejam dentro do seu público alvo.
No início, você terá apenas uma pequena noção de onde encontrar esse público, que é dentro dos públicos de interesse.
Mais abaixo você vai poder ver como utilizar as categorias e interesses para começar a anunciar para os públicos de interesse.
Para criar essa base, você deve distribuir seu conteúdo, perfil e cultura dentro desses públicos. Quem tiver interesse, vai começar a interagir, seguir e acompanhar seus ativos de conteúdo.
Isso vai se manter por um tempo, até que uma boa base seja criada.
Os públicos personalizados
Depois de passar um “enchendo” as bases, já vai ser possível criar públicos personalizados.
Como falei anteriormente, são públicos de pessoas que consomem conteúdos, visitam sites, perfis, paginas etc.
Esses serão os públicos chave para ofertas de vendas, distribuição de conteúdos mais complexos e serão as pessoas que realmente acompanharão o trabalho de um produtor de conteúdo na internet.
No caso desse artigo, talvez você esteja dentro de um deles.
Alguns exemplos de públicos personalizados:
- Se envolveu com o perfil do Instagram nos últimos 30 dias
- Salvou uma publicação no perfil do Instagram nos últimos 15 dias
- Visitou a página inicial do site nos últimos 30 dias
- Se envolveu com a página no Facebook nos últimos 7 dias
- Visualizou um vídeo específico no último ano
O próximo passo é utilizar os públicos personalizados para criar públicos frios mais assertivos.
Escalando com semelhantes
Através dos seus melhores públicos personalizados é possível criar um público semelhante.
Como dito anteriormente, os públicos semelhantes são criados através de um algoritmo do próprio Facebook Ads, onde, na base deles, são encontrados usuários com o mesmo perfil dos seus melhores públicos, isto é, sua base.
Assim, agora é possível procurar mais pessoas para base em um público com mais chance de ter pessoas parecidas.
Utilizando todos em conjunto
Então, com a máquina funcionando, já se pode utilizar todos juntos.
Os de interesse e semelhantes para aumentar a base.
A base para ações de venda e distribuição de conteúdo buscando engajamento.
É uma máquina que se realimenta depois que está funcionando plenamente.
Escolhendo os melhores interesses
Sobretudo, para escolher os interesses, gosto de utilizar uma metodologia que aprendi com o Pedro Sobral.

Ele criou algumas categorias públicos de interesses para facilitar o processo de teste.
Vou defini-los e mostrar exemplos, voltados para o nicho de cerveja, claro.
Específico
Os interesses específicos são 100% ligados com o nicho que se deseja anunciar. São coisas que tem ligação direta com aquele tema.
Para o nicho de cerveja:
- Nomes relacionados: cerveja, chopp
- Marcas: Brahma, Skol, Stella Artois, Heineken etc
- Estilos: IPA, Pilsen
- Locais: cervejarias
- Eventos: festivais de cerveja
Meio específico
Também tem a ver com o nicho, mas não precisa ser diretamente. Em outras palavras, são coisas que você tem quase 100% de certeza que as pessoas que tem interesse também terão no tema que você deseja anunciar.
Para o nicho de cerveja:
- Nomes relacionados: Happy Hour, beber, álcool
- Locais: bar, restaurantes
- Eventos: churrasco
Geral
Aqui, não necessariamente precisa ter a ver com o tema, pode ser algo bem indireto. Mas, a ideia é pensar em algo que, quem tem interesse no tema abordado, também possa ter nos interesses selecionados.
Para o nicho de cerveja:
- Nomes relacionados: vida noturna, gastronomia, entretenimento
- Outras bebidas: vinho, cachaça, coquetel
- Locais: boates
- Eventos: festas
Sem sentido
Os interesses sem sentido normalmente não tem nada diretamente a ver com o nicho, mas em alguma instância pode ter algo em comum. Aqui é o principal momento para se utilizar a criatividade.
Para o nicho de cerveja:
- Fast food, praia, verão, televisão, futebol, férias, turismo, lazer, piscina etc
Alguns questionamentos
Por fim, alguns questionamentos que podem surgir.

Qual o tamanho mínimo para criar um lookalike?
Não existe regra para isso. Mas, quanto maior o público base, melhor vai ser o semelhante criado.
Já perguntei a alguns especialistas e eles disseram que um tamanho entre 5000 e 1000 já é um bom número.
Mas, vale fazer o teste com menos. No tráfego, não há verdade absoluta.
Posso fazer campanhas de venda direta para um público de interesse?
Poder, pode. Mas eu, particularmente, não gosto desse tipo de ação.
Caso ainda deseje fazer, existe alguns detalhes que você deve levar em conta.
- Uma copy completa, que pegue o público frio pela mão até a venda
- Uma boa oferta
- Geração de autoridade
O que é hierarquia de públicos?
Neste artigo, eu já falei sobre o leilão, que é a maneira da plataforma escolher quais anúncios aparecem para as pessoas.
Então, para no leilão você não concorrer consigo mesmo, é necessário criar uma hierarquia de públicos, um conceito que, mais uma vez, aprendi com o Pedro Sobral.