Para anunciar em qualquer plataforma que exista atualmente é necessário definir seus públicos e depois de algum tempo fuçando e anunciando, percebemos que algumas segmentações funcionam mais do que outras. Ainda mais, por incrível que pareça, nem todas as pessoas possíveis para se anunciar são “suas”, em alguns tipos você não pode sempre atingir as mesmas. Contudo, isso depende da forma com que a plataforma selecionada escolhe eles e faz seu leilão de anúncios. Veja aqui 3 públicos no Facebook Ads para chamar de seus.
Mas existem alguns que são seus e só você pode ter acesso a eles, são os aqueles compostos de pessoas que já te conhecem ou que de alguma forma já interagiram com você. Normalmente eles são os que mais funciona para ações de venda ou de distribuição de conteúdo. Então invés de realizar ações dependendo da plataforma para encontrar um público que talvez dê certo, você pode utilizar aqueles que já conhecem você. É interessante frisar que nesse artigo focaremos mais em produção de conteúdo do que vendas em geral, mas essas segmentações que vão ser citadas também poderão ser usadas para as vendas considerando que as pessoas que comprariam de você são aquelas que já te conhecem.
ATENÇÃO: Essas estratégias não servem para o início do absoluto zero devido a nesse período inicial a sua página ou perfil não ter contato com ninguém ainda. Então é necessário no inicio apelar para pessoas frias (que são aquelas que não te conhecem) justamente para criar as segmentações que vamos tratar aqui, que são as pessoas mornas e quentes.
Vamos lá?
[rock-convert-cta id=”702″]
1 – Envolvimento com Instagram
Existem vários tipos de públicos de envolvimento no Facebook Ads, seguem eles:
- Qualquer pessoa que visitou seu perfil
- Pessoas que se envolveram com qualquer publicação ou anúncio
- Quem enviou mensagem para o seu perfil
- Pessoas que salvaram qualquer publicação ou anúncio
- Todos os anteriores
Quando não se trata de alguma ação direcionada é interessante se utilizar aquela segmentação que agrega todos os anteriores pois nele vão estar inclusos todas as pessoas que, de alguma forma, engajaram com sua página.
Se você parar para analisar seria impossível chegar nesse público de alguma maneira que não fosse essa, mesmo criando segmentações mais próximas possíveis do seu nicho, seria impossível atingir apenas as pessoas que te conhecem. Então quando quiser criar uma ação para pessoas que já te conhecem ou voltadas para o seu perfil no Instagram, utilize ele. Você terá mais chance de atingir seu objetivo, seja uma venda ou a visualização de um conteúdo.
2 – Pessoas que visitaram seu site
Através de um script chamado pixel é possível informar ao Facebook e ao Google as pessoas que visitaram seu site e segmentar essas pessoas. Esses públicos podem ser criados através de páginas específicas do site ou de todo o site, dependendo do seu objetivo para com eles. Eles são impossíveis de serem criados através de segmentações e palavras chave.
São ótimos para, além de ações de venda e distribuição de conteúdo, usá-los em campanhas de remarketing. Afinal, muitas das pessoas que vão parar no seu site, seja como for, tem interesse no seu tipo de conteúdo ou no produto que você vende, então ele pode servir para ações de remarketing também. É importante saber que ele pode-se obtê-los tanto no Google quanto no Facebook Ads através da instalação do pixel.
3 – Pessoas que visualizaram seus vídeos
Esse tipo é muito utilizado no Instagram e no YouTube. Sendo mais direto: pode-se criá-lo com pessoas que visualizaram seus vídeos. Pode ser segmentado de algumas formas, as que já usei:
Vídeos específicos
A criação de segmentações baseadas em vídeos específicos é interessante quando você segmenta vários conteúdos em vídeo com pegadas diferentes. Era como se eu fizesse um conteúdo em vídeo do Cerveja e Tráfego e outro do Café e Tráfego. Por mais que seja a mesma fonte que cria os conteúdos, eles têm pegadas diferentes. Então eu poderia usar a segmentação de vídeos específicos nesse caso para quando quisesse realizar ações para pegadas mais similares a determinados vídeos ou até quadros mais frequentes.
Porcentagem vista dos vídeos
É possível também selecionar pessoas que viram porcentagens dos vídeos. As mais utilizadas (pelo menos por mim) são 25%, 50% e 95%. É interessante frisar que a segmentação de 25% está dentro do de 50% e também os de 25% e 50% estão dentro do de 95%. Existem várias situações para utilizá-los. Por exemplo, caso o de 25% esteja mais expressivo, podem ser feitas ações para aumentar o engajamento. E a distribuição de conteúdo é mais efetiva para o de 95%, já que se comprovou que eles têm interesse nos vídeos em questão. Como utilizar vai muito da sua criatividade.
Esses públicos no Facebook Ads são extremamente úteis e são os seus principais, não deixe de usá-los. Sobretudo, existem também outras alternativas como os semelhantes, mas eles serão cenas dos próximos capítulos.
Então, você tem mais interesse em Facebook Ads? Veja aqui como otimizar suas campanhas mudando os criativos!