nathanpa

cada dia um pouco mais inteligente menos burro

Sorteios para seguidores: valem a pena?

Desde que me profissionalizei, nunca acreditei em fórmulas mágicas. Sem essa de ficar rico do dia pra noite, crescer um perfil comprando seguidores, fazer sorteios sem sentido ou vender muito um produto novo rapidamente. Não é que não seja possível, mas até encontrar a fórmula que funciona você vai ter perdido tempo que poderia ter gasto em algo que realmente mostra um retorno incrível para muita gente: trabalho.

Sorteios: valem a pena?

Quando ingressei no mundo do marketing, percebi a quantidade imensa de promessas de enriquecimento rápido, de curto prazo e de pessoas que se aproveitaram da vontade das outras de conseguir algum dinheiro. Da mesma forma que uma pirâmide, muita gente que estava no topo disso ganharam a parte delas, viram que não se sustentava a longo prazo e partiram para o próximo golpe. Quem tava na base acabou perdendo dinheiro e ficou no prejuízo.

Outra coisa que expandiu de forma incrível nesse mundo foi a questão das métricas de vaidade serem vistas como importantes: seguidores em redes sociais, curtidas em fotos, comentários e etc. Essas métricas passaram a ser o objetivo que todo negócio tem que buscar dentro do marketing digital, mesmo que não consigam rentabilizar nada disso. O número superficial passou a superar a geração de caixa.

Vários “experts” do marketing passaram a se aproveitar dessa expansão e se aproveitaram de um mercado que ainda é gigante: negócios, empresas e pessoas que não sabem como atrair gente para o seu negócio online. Então, invés de educar essas pessoas com estratégias consolidadas de Inbound marketing, marketing de conteúdo e social media, buscaram alternativas sem esforço e fundamento: os sorteios.

Como funcionam esses sorteios?

Existem basicamente duas maneiras de crescer o seu perfil através de sorteio, uma de menor escala e outra de maior. A de menor escala ainda pode funcionar se feita corretamente em alguns nichos específicos. Já na maior escala, quem mais ganha com isso são os “especialistas em marketing” que organizam esses eventos.

Como funcionam os sorteios?

Sorteios pequenos

Nesse tipo de sorteio, alguns perfis (já vi até uns 5) de um nicho similar se juntam e oferecem algo dos seus estoques para o sorteio. Normalmente para participar você tem que seguir os perfis participantes (que não são muitos), comentar marcando até 3 pessoas e curtir a foto oficial. O resultado aparece através dos comentários.

Mas por que ele ainda pode funcionar?

Primeiro porque as etapas a seguir pelo participante são menores, como seguir menos de 5 perfis. Também funciona para os organizadores pois os prêmios têm a ver com os negócios, então as pessoas que querem os prêmios direta ou indiretamente têm interesse no que os perfis organizadores vendem. Logo, depois de seguir os perfis buscando apenas os prêmios, as pessoas que têm interesse naqueles produtos possuem mais chances de continuarem seguindo no período pós sorteio.

Se quem receberão os seguidores fizerem um bom trabalho para manter quem tá chegando por lá, como ofertas, conteúdo original e educação sobre seu nicho/produto, existe a possibilidade das pessoas continuarem por ali consumindo. É por isso que esse tipo de sorteio pode funcionar.

Sorteios em maior escala

Já nesse modelo, um grupo organizador prospecta várias empresas sem nicho definido, podem ser prestadores de serviço, vendedores de produto, influencers, produtores de conteúdo e assim vai. Os organizadores cobram um valor fixo por uma margem de seguidores que os patrocinadores vão ganhar. Dentro desse valor já está incluso o prêmio que será distribuído ao ganhador do sorteio. Normalmente os prêmios são coisas de muito valor que todo mundo teria interesse: carros, iPhones, computadores, smartwatches e etc. Colocando em valores, um exemplo:

70 patrocinadores, cada um dá R$ 3.000 para ganharem 20 mil seguidores. Totalizando R$ 210.000 que os organizadores vão receber.

Parte desse valor é destinado para comprar o prêmio. Vamos supor um carro de 60 mil.

150 mil é utilizado para despesas gerais e o resto é dividido entre os organizadores como “lucro”.

Normalmente funciona dessa maneira: é criado um perfil para o sorteio onde será postado a foto oficial e esse perfil segue esses 70 patrocinadores do exemplo. Para participar do sorteio do carro, você vai precisar seguir esses 70 perfis, curtir e comentar na foto oficial.

Vamos ver as consequências para cada parte envolvida no processo:

Participante do sorteio

Ele precisa seguir uma quantidade imensa de perfis para só participar do sorteio. Mesmo que o prêmio seja bom, você vai seguir 70 perfis que pode não ter interesse e vão poluir seu feed. Mesmo que você pense “Se eu não ganhar, eu dou unfollow depois”, será mais trabalho para deixar de seguir 70 perfis. Fora a possibilidade mínima de você ganhar o sorteio.

Patrocinador

Esse não vai ter nenhum trabalho, vai apenas pagar e esperar os seguidores chegarem. Mas a questão é: esses seguidores são qualificados? NÃO! Os seguidores que vão chegar não vão querer consumir conteúdo, nem engajar e nem comprar nada, o único interesse deles era no prêmio. Alguns podem até ficar lá, mas a maioria tende a não engajar, não comprar ou dar unfollow. Então a única coisa que eles vão ganhar é número nos perfis, mas muito provavelmente não serão convertidos em vendas posteriormente.

Organizador

Vai criar o perfil, divulgar com influencers parceiros, prospectar os patrocinadores e também podem até criar campanhas de tráfego para aumentar a divulgação. Também vão coordenar o sorteio, comprar os prêmios e etc. Eles têm o objetivo de divulgar para a maior quantidade de pessoas, afinal, quanto mais participantes, maior os seguidores para os patrocinadores. Então, dependendo da quantidade de patrocinadores, eles vão colocar uma bolada de dinheiro no bolso!

A questão é que para as principais partes envolvidas nesse tipo de sorteio: participante e patrocinador, as condições parecem ótimas, mas na verdade nenhum ganha algo que possa aproveitar de fato. Pois, o participante tem um trabalho enorme para uma chance mínima de ganhar e o patrocinador recebe no seu perfil seguidores que talvez não gerem receita.

Então, como fazer para crescer um perfil?

Crescendo um perfil da maneira certa

Eu já fiz uma aula com várias estratégias tanto orgânicas quanto pagas para crescer um perfil sem caminhos curtos nem hacks. E vou disponibilizar ela de graça aqui para te ajudar!

Cuidado nos sorteios, algumas vezes é alguém querendo só ganhar em cima de uma ilusão que é vendida para você!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *