Tenho certeza que se existir uma análise de frases e expressões ditas em um determinado período de tempo vão achar uma minha que repeti muito desde que comecei a trabalhar com tráfego: tem que testar.
E essa frase normalmente vem quando o cliente ou parceiro pergunta se eu, como profissional responsável, acho que determinada atitude em relação as campanhas vai dar certo. Eu vou lá e respondo: “Não sei, tem que testar“. E fazendo exercícios de empatia, percebi que pode ser possível que quem me vê respondendo isso pode pensar que estou enrolando, ganhando tempo ou querendo obter uma vantagem em cima dele. E o pior: faz sentido!

Estamos acostumados a reações imediatistas e de curto prazo, e quando falamos que não sabemos o futuro para alguém (e realmente não sabemos), aquilo parece ser um total absurdo, afinal estão gastando dinheiro com marketing para você não saber de nada sobre o futuro das campanhas? Mas na verdade o que vai fazer o gestor de tráfego ter sucesso, são os erros.
Vou mostrar algumas situações em que a frase abordada faz sentido em ser dita e outras que tenho certeza que você está em maus bocados. Vou abordar apenas situações que passei e vivi, então existem outras possibilidades não mostradas neste artigo. Outra coisa importante é que tirei a ideia desse artigo de um meme enviado por um amigo e acho que vale compartilhar aqui:
E meu senso comum fez o questionamento: “Será que criar um artigo baseado em um meme passaria informações importantes para o leitor?” Eu já tinha uma resposta pronta para esse questionamento interno: “Não sei, tem que testar”.
O que tem que testar
Existe uma séries de partes das campanhas que não só podem como devem ser testadas para que a campanha possa chegar no seu máximo potencial, atingindo (e até superando) os objetivos iniciais. Inclusive, aprendi com a minha principal referência no tráfego (Pedro Sobral) que em toda campanha deve ser testada alguma coisa, nem que seja um botão diferente em 2 anúncios. Então vou citar algumas coisas que caso alguém fale “tem que testar”, a pessoa realmente precisa testar para te dar um parecer.
Anúncios (criativos)
O criativo é o vídeo, a foto e etc. É o anúncio propriamente dito, aquilo que é responsável por chamar a atenção, passar uma mensagem ou mostrar um produto para o potencial consumidor do seu produto. E ele, mais do que tudo, deve ser testado!
Muitas vezes ocorre da gente (o criador) se apaixonar por certo criativo e ele não sair como esperado e também ocorre do produtor não colocar nenhuma fé em certo criativo e ele ser um dos melhores. Sabe por que isso ocorre? Porque não depende do criador para avaliar isso e sim do público alvo. É fazendo vários testes com criativos bem distintos que vamos aprendendo o gosto do público alvo. Então, caso pergunte se certo criativo vai dá certo pode responder que tem que testar.
Públicos
Não é segredo que tanto no Google quanto no Facebook Ads existe uma infinidade de públicos disponíveis para se anunciar. E mais uma vez parafraseando Pedro Sobral: “O melhor público é aquele que se testa e dá certo pra você”. Essa frase já diz tudo.
Se tiver orçamento disponível é sempre uma boa está testando novos públicos para seus anúncios. Quando se testa muito, você vai moldando seus públicos até chegar no ideal para seu negócio, mas isso não quer dizer que é pra parar os testes. Sempre há possibilidades para melhorar os públicos, então sempre vale a pena testar novos públicos, até mesmo quando existe um que dá muito certo para você.
Objetivo de campanha
Assim como públicos, existem infinitos tipos de campanhas a serem criadas. E para o seu negócio, você tem que achar o que funcione bem pra você (é repetitivo, eu sei). E claro que existirão várias campanhas diferentes que você deseja fazer, então, para cada objetivo seu veja qual melhor tipo de campanha para fazer através de testes!
Orçamento (tipo)
Existem várias maneiras de distribuir orçamento nas plataformas, no Facebook por exemplo, temos como controlar a campanha ou o conjunto de anúncios. “E qual o melhor?” e mais uma vez (tá chato já, eu sei) eu respondo: “Não sei, tem que testar”. Cada caso é um caso e nessa linha de pensamento: cada campanha é uma campanha. Você tem que testar diferentes tipos de orçamento nas suas campanhas e no seu nicho!
O que não se tem que testar
Orçamento (valores)
Tráfego pago não é exclusivo de quem tem um imenso orçamento para investir, tem espaço pra todo mundo. O seu orçamento vai depender da sua receita e de quanto você pode gastar. Então se seu gestor de tráfego ou o responsável pelos seus anúncios chegar dizendo que tem que testar um orçamento maior porque o seu tá curto, ignore isso. O ideal é você trabalhar com um orçamento direcionado para o tráfego, seja muito ou pouco, mas que esse orçamento não faça falta em outras atividades essenciais. Então testar um orçamento que faça você perder em outras coisas, não é teste.
Resultados consolidados
Quando já se teve um resultado que se pode tirar um aprendizado dele, tá na hora de desistir daquele caminho e já partir para outro. O framework é o “Fail faster, suceed faster”. Então, se perceber que certa atitude não deu resultado, já pode partir pra outra. Um resultado já consolidado não é motivo de investir mais em testes lá, então se seu gestor insistir, ele não tá fazendo seu trabalho.
“Ah, mas quanto tempo eu sei que tem um resultado consolidado?”… “Não sei, varia de nicho a nicho e… TEM QUE TESTAR!”
Sabe como eu sei que tomar duas cervejas é algo bom para escrever um artigo sobre um tema não tão centrado? Eu testei! Já se foram 4 e deu certo.
Então: não pare de testar!