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Visitar perfil no Instagram: a CTA funciona?

Antes de mais nada, dos vários objetivos dentro de campanhas no Facebook Ads, um muito pertinente e dos mais procurados é o de aumentar seguidores no perfil do Instagram. O que normalmente acontece são campanhas chamando atenção com um bom conteúdo ou dando um motivo para entrar com o perfil. Mas, existe algo que é alvo de muita discussão no mercado. Uma chamada para ação chamada “Visitar perfil no Instagram”.

Mas, normalmente, nem todas as campanhas com essa cara dão tanto resultado quanto esperado. O principal motivo são fatores comuns para que campanhas não funcionem tão bem: criativo mal feito, público mal direcionado, perda no leilão e etc. Mas existe outro motivo que, mesmo com todos esses detalhes bons, pode influenciar em uma perca de performance da campanha: o CTA.

Oi? CTA?

O que é um “CTA”?

A sigla CTA significa “Call to Action”, ou, em português, “Chamada para ação”. É uma frase, normalmente imperativa, que vai fazer o usuário que vê o anúncio realizar uma ação específica.

A chamada para ação é uma estratégia de Copywriting que se popularizou tanto que as próprias plataformas implementaram. Ela prega que se você “ordenar” para que o usuário faça alguma coisa, a taxa de conversão será maior, devido ao direcionamento dado ao público.

Um bom exemplo de CTA é quando você entra em uma Landing Page e encontra frases como estas em destaque:

  • Baixe agora!
  • Se cadastre agora!
  • Não perca esta oferta.

Quando se anuncia no Facebook Ads, existem várias CTAs da própria plataforma. Essas chamadas são pré definidas para alguns tipos de objetivos de campanha.

Não foi fornecido texto alternativo para esta imagem

Os CTAs do Facebook Ads

Hoje, quando se cria uma campanha no Facebook Ads, existem os seguintes objetivos de campanha:

  • Alcance
  • Conversões
  • Envolvimento
  • Geração de cadastros
  • Instalações de aplicativo
  • Mensagens
  • Reconhecimento de marca
  • Tráfego
  • Tráfego para estabelecimento
  • Vendas de catálogo
  • Visualizações de vídeo

Em alguns deles, é possível colocar uma chamada para ação no próprio anúncio. É uma espécie botão com uma chamada pré definida pelo próprio Facebook. Essas são as chamadas possíveis:

  • Reserve agora
  • Ligar agora
  • Fale conosco
  • Enviar email
  • Enviar mensagem
  • Cadastrar-se
  • Usar aplicativo
  • Jogar
  • Saiba mais
  • Assista ao vídeo
  • Ver ofertas
  • Comprar agora
  • Enviar mensagem no WhatsApp
  • Visitar o perfil do Instagram

Algumas dessas CTAs só podem ser utilizadas por alguns objetivos de campanha. Como por exemplo a “Enviar mensagem no WhatsApp” que é restrito para campanhas de tráfego para WhatsaApp e mensagens para WhatsApp.

“Visitar o perfil do Instagram” x “Outras chamadas”

A “Visitar o perfil do Instagram” é restrita para pessoas que utilizam o botão Impulsionar no próprio aplicativo do Instagram. Essa chamada é restrita para quando se utiliza como direcionamento de campanha o perfil do Instagram de quem se está fazendo o anúncio. Existe uma coisa especial nessa chamada: independente do dispositivo que clicar no anúncio, ele vai parar no perfil da pessoa dentro do próprio aplicativo, sem abrir o navegador interno do Instagram.

Qualquer campanha criada dentro do próprio gerenciador de anúncios e colocando como destino um link de um perfil do Instagram, não vai ser redirecionada para o perfil dentro do próprio app. No lugar disso, é aberto o navegador interno do Instagram, mostrando o perfil.

Dizem que a experiência é bem prejudicada quando se abre o perfil no navegador, diminuindo as conversões para campanhas que buscam seguidores, por exemplo. Além disso tudo, não pode-se trocar criativos e nem escolher os públicos do gerenciador, que são bem mais assertivos do que os do aplicativo.

Então, os gestores de tráfego brasileiros inventaram uma “gambiarra”..

Perceberam que quando se cria a campanha no aplicativo, ela é criada também no gerenciador de anúncios atrelado a conta. E então, essa campanha pode ser editada lá, mudando criativos, públicos e orçamento. Mas, acima de tudo, mantendo a chamada para ação “Visitar o perfil do Instagram”.

Não sei se deu para perceber, mas para criar uma boa campanha utilizando essa CTA dá um bom trabalho.

E aí vem o questionamento: realmente vale a pena fazer todo esse caminho para utilizar essa CTA?

Vale a pena utilizar o “Visitar o perfil do Instagram?”

Toda a análise posterior é baseado no que já fiz. Não sei se vale para todos os nichos, negócios e perfis.

A maioria das vezes que faço campanhas de tráfego para perfil, utilizo o gerenciador de anúncios para isso. Poucas vezes utilizei o botão impulsionar. E confesso, o gerenciador sempre funcionou bem. Então, meu posicionamento é não perder tempo criando a campanha no app e editando no gerenciador.

Mas, eu percebi algumas coisas que influenciam na hora de ganhar seguidores:

O perfil influencia mais do que a campanha

Antes de mais nada, quando se faz uma campanha de tráfego para perfil, o ingrediente mais importante não está na campanha, está no perfil. Existe fatores que fazem as pessoas seguirem ou não certo perfil e ele não tem nada a ver com a campanha. São eles:

  • Muitos stories
  • Produção de conteúdo constante
  • Bio bem elaborada
  • Destaques claros
  • Artes bem elaboradas e agradáveis

Independente da chamada pra ação ou campanha, se esses itens não estiverem sendo trabalhados, quase ninguém vai seguir o perfil.

Criativo ruim não converte

Mesmo que você use a chamada pra ação com a melhor possibilidade de conversão que existe, se o seu criativo estiver ruim, não vai funcionar. Foque em produzir boas artes e teste vários criativos. Se o seu criativo estiver funcionando, e os itens citados na seção anteriores estiverem alinhados, sua campanha vai converter bem.

Conclusão

Mesmo que entreguem experiências diferentes, as chamadas pra ação tem uma pequena influência na sua campanha quando outros itens estão totalmente funcionando e alinhados da melhor maneira possível.

Por fim, para ganhar tempo para produzir conteúdo, criar boas artes e ter novas ideias, recomendo que use a criação de campanha do gerenciador de anúncios. Pois tudo lá é propício para o desenvolvimento do gestor de tráfego. Criar a campanha no aplicativo para editar depois no gerenciador pode fazer você perder tempo que poderia gastar em outra coisa que realmente traga resultados consistentes.

Acima de tudo, foque no conteúdo, no trabalho feito dentro do perfil.

Arrume a casa antes de chamar as pessoas para ela, é o que digo sempre.

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